Qual a importncia do revenimento? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Revenimento é aplicado nos aços para corrigir a tenacidade e a dureza excessiva, conseguindo o aumento da tenacidade dos aços. Revenimento é o reaquecimento das peças temperadas, a temperaturas abaixo da linha inferior de transformação do aço. ... O revenimento inicia a alteração da estrutura.
Qual a diferença da têmpera para a Austêmpera?
Como podemos ver a austêmpera propicia uma maior tenacidade e uma maior ductilidade do que a têmpera e a martêmpera para uma mesma dureza, além de diminuir o aparecimento de trincas e de empenamento nas peças.
Onde se aplica o revenimento?
O procedimento de revenimento se aplica para atenuar a dureza acentuada conferida pelo processo de têmpera. O revenimento do aço é um tratamento térmico de muita importância dentro desse âmbito de procedimentos térmicos.
Qual a diferença de têmpera e martêmpera?
Martêmpera, ou têmpera interrompida, é uma forma de tratamento térmico de têmpera indicada para aços de alta liga, obtendo-se ao final do processo aço em fase de martensita com uniformidade de grãos. ... Após a martêmpera (como qualquer têmpera, exceto a austêmpera), o aço deve ser revenido.
Qual o princípio da têmpera?
A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza.