Na adolescência, o indivíduo passa da fase de ser cuidado para a de cuidar de si. Inclui-se aí a responsabilização pela rotina de higiene, sono, alimentação e vida ativa, até o uso correto de remédios prescritos pelo médico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
Adolescência significa fazer-se homem/mulher, crescer na maturidade. Etapa de vida marcada por desequilíbrios e instabilidades extremas: de momentos de euforia, de reclusão, audácia e timidez, passividade ou urgência, mudanças rápidas de interesse por um assunto, seguidas ou ao mesmo tempo de conflitos afetivos...
No ser humano, as mudanças ocorrem no período chamado de adolescência, que é o período entre os 12 e os 18 anos, um período de grande desenvolvimento metal e físico. As principais mudanças ocorrem por conta da secreção dos hormônios sexuais, no homem é a testosterona e nas mulheres o estradiol.
As crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social são aquelas que vivem negativamente as conseqüências das desigualdades sociais; da pobreza e da exclusão social; da falta de vínculos afetivos na família e nos demais espaços de socialização; da passagem abrupta da infância à vida adulta; ...
Desta forma, o adolescente encontra-se mais vulnerável à gravidez não planejada, às doenças sexualmente transmissíveis (DST), à experimentação de drogas, exposição aos acidentes em decorrência do comportamento desafiador, além de diferentes formas de violência(1).
O termo vulnerabilidade social refere-se à situação socioeconômica de grupos de pessoas com poucos recursos financeiros, de moradia, educação e acesso a oportunidades para seu desenvolvimento enquanto cidadão.
Definindo “vulnerabilidade social” Ou seja, a situação de vulnerabilidade social está relacionada com a exclusão de cidadãos e falta de representatividade e oportunidades. Além disso, é um conceito multifatorial, ou seja, pode ocorrer por questões de moradia, renda, escolaridade, entre outros.
Quais as vulnerabilidades presentes em cada ciclo de vida? ( ) Os adolescentes estão vulneráveis a uso abusivo de álcool, drogas, violência e acidentes. ( ) As pessoas idosas apresentam incapacidade funcional, o que as torna dependentes de cuidados e vulneráveis a doenças e agravos.
O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um indicador que permite aos governos um detalhamento sobre as condições de vida de todas as camadas socioeconômicas do país, identificando àquelas que se encontram em vulnerabilidade e risco social.
Indicador sintético que classifica todos os setores censitários do Estado de São Paulo em 6 grupos, segundo dimensões socioeconômicas e demográficas.
Quem é o vulnerável? É o indivíduo menor de 14 anos ou aquele que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.