Fosgênio: trigonal plana. Monóxido de carbono e gás cloro são lineares.
Logo concluímos que o Fosgênio é trigonal plana e o Monóxido de carbono e gás cloro são lineares.
Considere que os pares de elétrons em torno do átomo central podem ser uma ligação covalente (simples, dupla ou tripla) ou simplesmente um par de elétrons livres (sem ligação). Com base nessa teoria, é correto afirmar que a geometria molecular do dióxido de carbono é: a) trigonal plana.
Fórmula estrutural: Note que o átomo de carbono estabelece duas duplas ligações, uma dupla ligação com cada átomo de oxigênio. A molécula de CO2 também pode ser representada conforme abaixo: ... Representação esquemática da molécula de dióxido de carbono, que apresenta geometria linear.
Se os átomos envolvidos na ligação forem de elementos diferentes, o átomo do elemento mais eletronegativo atrairá mais intensamente os elétrons da ligação para si, ficando, então, com uma carga parcial negativa, e o átomo menos eletronegativo com carga parcial positiva. Esse fato caracteriza a molécula como polar.
Resposta. Como as cargas elétricas são distribuídas de forma simétrica em torno do átomo central (boro) a molécula do BCl3 é apolar e sua geometria é trigonal plana.
Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados. ... As moléculas de água agregam-se umas às outras por meio de ligações de hidrogênio.