O século VI a.C. marca a passagem do período arcaico para o período clássico na história dos antigos gregos. O elemento que marcou essa mudança foi: a) O grande desenvolvimento cultural de Atenas, liderado por Péricles, permitindo à cidade liderar todo o mundo grego.
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.
O que chamamos de mundo grego era composto de uma pletora de cidades autônomas, as poleis, espalhadas por grande área, no Mediterrâneo Ocidental, incluindo as ilhas do mar Egeu, além das colônias gregas fundadas no Mediterrâneo Ocidental, no que viria a ser Itália, França e Espanha.
Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semi-deuses) eram os filhos de deuses com mortais.
Resposta. Resposta: Entre as civilizações europeias nascidas na Antiguidade, a civilização grega foi aquela que legou ao mundo ocidental elementos essenciais para a sua constituição. ... A medicina ocidental também tem suas bases nos métodos dos gregos Hipócrates e Galeno.
Explicação: As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. ... Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.