Crack. O crack é uma das drogas mais viciantes e com maior potencial destrutivo, sendo um subproduto da cocaína vendido por um valor mais acessível, o que torna-o muito popular entre jovens desempregados e a população de rua. O efeito da substância é passageiro, por isso, a pessoa é facilmente induzida à adicção.
O crack é extraído da cocaína e tem um teor químico maior. É encontrada facilmente no Brasil, custando em média de cinco reais uma porção pequena. O crack é fumado, o efeito dura três á cinco minutos, a medida que o usuário consome a droga, ele irá necessitar quantidades maiores para o consumo .
Alguns especialistas colocam o álcool na primeira posição do ranking de drogas mais viciantes, não só por seus efeitos, mas também pelo acesso fácil à droga. Legalizado em boa parte dos países ocidentais, o álcool pode aumentar os níveis de dopamina do dependente em até 360%.
O crack, a cocaína e a heroína são, pelo menos para os leigos, as drogas mais pesadas.
Quais são as 5 drogas mais usadas no mundo hoje em dia?
De acordo com o World Drug Report, divulgado em 2020 pela entidade Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), braço da ONU para tratar do tema, temos o seguinte cenário: Maconha: 192 milhões de usuários. Opioides: 58 milhões de usuários. Anfetaminas e estimulantes: 27 milhões de usuários.
Cannabis
A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida. Em segundo lugar, fica a cocaína em pó: 3,1% já consumiram a substância. Nos 30 dias anteriores à pesquisa, 0,3% dos entrevistados afirmaram ter feito uso da droga.
Estas são as drogas mais viciantes do mundo
É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros.
Entre as drogas lícitas estão o álcool, o cigarro e os medicamentos....Anfetaminas
O estudo conduzido pela Fiocruz mapeou o uso de três drogas lícitas no Brasil: álcool, tabaco e medicamentos não prescritos.
São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o álcool é a droga lícita mais consumida no mundo. A substância é a droga de escolha entre crianças e adolescentes.
A pesquisa mostra que a maconha é a droga mais consumida pelos jovens. Na sequência, vem a cocaína, popularmente conhecida como “pó”. A maconha é uma erva, uma planta cujo maior uso se dá por meio da inalação. Ela é fumada, mas também pode ser ingerida.
1. Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.
Conheça os principais tipos de drogas consumidas no Brasil
Benzina, éter, clorofórmio, tolueno, benzeno, metanol, querosene, gasolina, acetona, tetracloreto de carbono (tira-manchas e limpeza de tapetes e carpetes), oxido nitroso (gás hilariante), thinner, errorex, esmalte para unhas, tintas em geral, fluído para isqueiro, fibras sintéticas (orelhão), desodorantes, spray para ...
Exemplos de drogas naturais: maconha, cogumelos, ópio, chá de iboga, chá de trombeteira, ayahuasca, entre outros.
Drogas são substâncias que, se utilizadas, alteram as funções do organismo, causando algum efeito. As drogas podem ser classificadas como naturais, sintéticas, entre outras. As drogas são utilizadas pelo homem, há séculos, para o tratamento de enfermidades ou para alterar o estado da mente.
Drogas ilícitas
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As Drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais.
Os fatores de risco da dependência química podem ser divididos em três grandes grupos: biológicos, psicológicos e sociais.
Tipos de dependência: quais são as mais comuns em jovens?