(Fuvest-SP) Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos? ... Em ovos oligolécitos, a segmentação é holoblástica igual. Já em ovos telolécitos, a segmentação é meroblástica discoidal.
→ Clivagem O tipo de segmentação que ocorre nos ovos está diretamente relacionado com a quantidade de vitelo presente. Quanto menor a quantidade de vitelo, mais homogênea é a divisão. Uma maior quantidade de vitelo acaba dificultando a clivagem, e essa divisão será mais heterogênea.
A quantidade de vitelo e a sua distribuição influenciam o tipo de segmentação e também a sua velocidade. Grandes quantidades de vitelo, por exemplo, determinam uma segmentação mais lenta.
A segmentação é parcial ou meroblástica, atingindo apenas o vitelo germinativo. Os répteis e as aves não originam espécies larvares ou formações placentárias, pois o vitelo vegetativo é suficiente para suportar o crescimento até à forma juvenil.
Os ovos e os tipos de segmentação apresentam uma relação bastante íntima, uma vez que a quantidade e a distribuição do vitelo determinam o tipo de clivagem que ocorrerá. ... O lado que possui maior quantidade de vitelo é chamado de polo vegetativo, enquanto o outro lado é chamado de polo animal.
A classificação do tipo de ovo e a segmentação que ele irá proceder é determinada pela quantidade e distribuição de vitelo que está presente no ovo, que é a parte que nutrirá as células do embrião.
b) A segmentação (ou clivagem) que eles sofrem ao iniciarem o desenvolvimento é uma segmentação parcial e discoidal.
meroblástica superficial
Na segmentação meroblástica discoidal, as divisões ocorrem apenas na região da cicatrícula (região da célula sem vitelo), formando-se um disco de células sobre a massa do vitelo. ... A segmentação meroblástica superficial ocorre nos ovos centrolécitos. As células embrionárias ficam dispostas na superfície do ovo.
6 dias
Mórula é a massa de células resultante da clivagem do óvulo antes da formação de uma blástula. A mórula é uma fase de desenvolvimento pós-fertilização quando um óvulo fertilizado, conhecido como zigoto, transita para uma massa composta por cerca de 10 a 30 células.
O período embrionário inicia com a ligação do zigoto à parede uterina e continua durante aproximadamente seis semanas. Ocorrem dois grupos importantes de eventos durante o período embrionário.