Bacon, toucinho e pancetta são cortes da barriga do porco, mas não são bem a mesma coisa. A pancetta (foto), de origem italiana, é curada com pimenta mas não é defumada. Toucinho, por sua vez, é vendido também com o couro do porco, além da carne e da gordura curada e defumada.
Significado de Torresmo substantivo masculino Parte membranosa e torrada que fica do toucinho frito. Cada um dos pedaços do sarrabulho.
Da fritura do toucinho, uma camada de couro, carne e muita gordura, geralmente retirada da barriga do porco. É o excesso de gordura que deixa o petisco saboroso.
O torresmo passou a ser utilizado em larga escala como petisco associado à comida mineira, sendo apreciado acompanhado de um aperitivo — aguardente — e utilizado também na feijoada e no feijão tropeiro. Pode acompanhar também qualquer bebida, sendo comum seu uso como tira-gosto.
Para que o prato fique mais saboroso, o comerciante ensina que a melhor opção é o porco de granja porque “a pele é mais macia e fina”. Além disso, usar banha de porco deixa o torresmo ainda mais saboroso. Outra dica é não sapecar a panceta, também conhecida como barriga de porco, para que não fique duro o petisco.
Modo de Preparo
MARA CAPRIO CULINÁRIA E DICAS O primeiro passo é passar sal na pele de porco e deixá-la secar por dois ou três dias no sol. Depois, você deve assá-la por aproximadamente 20 minutos. Para finalizar, basta fritá-la em óleo quente. O resultado é uma textura bem sequinha e crocante que vale a pena experimentar.
“A gente assa o pernil normalmente (1 hora por quilo) e depois liga o grill para pururucar”, conta. O chef Ivan Lopes completa a instrução, explicando que é necessário desidratar a pele por 1 hora a 100°, e depois aumentar a temperatura para 250° para formar a crosta. O tempo vai variar de acordo com o tamanho da peça.
Para fazer a pururuca aqueça bastante o óleo, passe gelo em cima da pele do leitão e com uma concha, jogue o óleo quente sobre o leitão. Repita o procedimento até levantar bolhas por cima da pele do leitão e está pronto!
Retire a barriga de porco da geladeira alguns minutos antes de levá-la à churrasqueira, para que esteja em temperatura ambiente ao começar a assar. Sobre brasa bem quente e sem chamas, coloque a panceta na parte mais alta da churrasqueira com a pele virada para cima. Deixe assar assim até a carne ficar bem dourada.
Modo de Preparo:
Adicione água o suficiente para cobrir tudo. Coloque os cubos de caldo de bacon, o sal marinho e feche a panela de pressão. Aguarde começar a sair pressão e conte 20 a 25 minutos.