Em um semicondutor do tipo p, os portadores majoritários são buracos e os portadores minoritários são elétrons. No semicondutor do tipo n, os elétrons são portadores majoritários e os buracos são portadores minoritários.
Como podemos obter um semicondutor tipo P ? Adicionando ao cristal de silício ou germânio impurezas pentavalentes. Adicionando ao cristal de silício ou germânio impurezas trivalentes.
Os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolantes para condutores com grande facilidade. Muito utilizado em equipamentos eletrônicos, os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolante para condutores com grande facilidade.
São aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Esses materiais são classificados como semicondutores. O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado.
Tipo P - Na dopagem tipo P, o boro (em inglês) ou o gálio (em inglês) é o dopante. O gálio e o boro possuem apenas três elétrons externos cada um. Quando misturados no reticulado de silício, formam "buracos" ou "lacunas" na treliça e um elétron do silício não tem a que se ligar.
O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.
Esses materiais são melhores para controlar a condução de eletricidade, pois em suas ligações, na variação de temperatura é possível fazer com que Um elétron escape de uma ligação, diminuindo a resistividade, e controlando o caminho do elétron.
O processo de dopagem de semicondutores refere-se à adição, ao cristal intrínseco, de pequena quantidade de impureza, com propriedades adequadas, de forma a afetar o comportamento elétrico do semicondutor da maneira desejada.
As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios. Estimulantes: substâncias que excitam e alteram o metabolismo, como a cafeína, a cocaína, o crack e as anfetaminas.
Punições em exame antidoping No território brasileiro, as punições são de provação ou restrição, perda dos títulos ou medalhas, multas, prestação de serviço social e suspensão.
Explicação: um agente mascarante é uma substância ou método utilizada com o objectivo de alterar uma amostra de urina ou de outro tipo, pretendendo disfarçar o uso de substâncias proibidas. O uso de agentes mascarantes é proibido quer em competição, quer fora de competição.