Já quanto à espessura, a literatura médica reporta gestação a partir de 5 mm. Valores menores do que este são de mau prognóstico para obtermos a gravidez. Os melhores resultados são obtidos quando temos endométrio medindo ao menos 7 mm de espessura ao ultrassom.
A superfície do endométrio volta a ficar com epitélio dentro de 3 a 7 dias depois do início da menstruação. Até à ovulação, 14º dia, o endométrio aumenta muito de espessura, aumentando o número de células do estroma e o crescimento progressivo das glândulas do endométrio e dos seus vasos sanguíneos.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
O endométrio muda de espessura naturalmente durante cada ciclo menstrual, mas durante o período fértil é esperado que a mulher tenha uma espessura entre 16 e 21 mm, embora já seja possível manter o embrião com apenas 7 mm.
É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.
O período fértil é então o período de tempo que compreende os 3 dias antes e 3 dias após a ovulação, ou seja, entre o dia 15 e o dia 21. Desta forma, a mulher que esteja tentando engravidar deve ter o máximo de relações sexuais durante este período.
Para identificar o período fértil, a mulher com ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, pois a ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera ser o período fértil da mulher.
Infelizmente não existe forma de calcular o período menstrual sem saber a data da última menstruação. Por isso, recomendamos que a mulher tome nota do dia da próxima menstruação, para que, a partir daí, possa calcular suas próximas menstruações.
Cinco dias antes e até um dia depois desta data será o período em que você pode engravidar. Por exemplo, se o seu ciclo tem 28 dias e você ficou menstruada no dia 01/05, a ovulação será por volta do dia 15 de maio.
Um ciclo irregular é justamente a variação de dias em cada ciclo. Suponhamos que seus últimos três ciclos tenham durado 26, 28 e 29 dias. Nesse caso, a média é 27 dias de duração. Para chegar a essa média basta somar os dias e dividir por três.
Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.
Portanto, o que a maioria dos casais que nos procuram querem saber é sobre as chances de sucesso na primeira tentativa. Antes dos 35 anos de idade da mulher, um casal sem nenhum problema de fertilidade, têm a chance de engravidar naturalmente a cada ciclo de ovulação em torno de 20%.
Os remédios para engravidar, como Clomid e Gonadotropina, podem ser indicados pelo médico ginecologista ou urologista com especialidade em fertilidade quando o homem ou a mulher possuem alguma dificuldade para engravidar devido a alterações nos espermatozóides ou na ovulação, após 1 ano de tentativas.
Remédios caseiros para engravidar: veja quais funcionam