Os ribossomos bacterianos (procariontes) são menores do que os ribossomos das células dos organismos eucariontes. Estão presentes no citoplasma de forma livre e são numerosos, existindo uma média de 10.
Em geral, ribossomos eucariotos são maiores e mais complexos que os ribossomos procariotos. O tamanho dos ribossomos e o peso das moléculas de rRNA diferem de organismo para organismo. ... Por exemplo, os ribossomos de mamíferos tem um tamanho de 80s consistindo de uma subunidade maior de 60s e uma menor de 40s.
Nas células eucariontes, os ribossomos são formados no núcleo da célula. O RNAr é produzido no nucléolo e as proteínas, que fazem parte da estrutura do ribossomo, são produzidas no citoplasma. Essas proteínas entram no interior do núcleo, por meio de poros presentes na membrana nuclear, e associam-se aos RNAr.
As organelas celulares estão localizadas no citoplasma e funcionam como os “órgãos” do nosso corpo, cada uma desempenhando um determinado papel para o funcionamento da célula. ... Nesse processo, a célula obtém energia para a realização de suas atividades; Não pare agora...