A diferença entre a evolução convergente e a evolução divergente está na forma como as características dos seres vivos evoluem. ... Já a evolução divergente possui um caminho inverso. Espécies que possuem uma origem comum desenvolvem características completamente diferentes, muitas vezes causadas por migrações.
Convergência evolutiva ou evolução convergente é um fenômeno evolutivo observado em seres vivos quando estes desenvolvem características semelhantes de origens diferentes. Ou seja, é quando um caráter semelhante evolui independentemente em duas espécies, não sendo encontrado no ancestral comum delas.
Já ouviste falar em convergência evolutiva? Quando seres vivos que não têm um ancestral comum desenvolvem independentemente características semelhantes diz-se que tiveram uma evolução convergente.
A analogia é uma consequência da evolução convergente, também chamada de Convergência adaptativa que é o processo evolutivo em que indivíduos sem grau de parentesco próximo, mas que vivem em condições ambientais parecidas, passam a apresentar estruturas morfológicas, fisiológicas e até comportamentais semelhantes.
substantivo feminino Condição do que caminha para o mesmo ponto ou objetivo: convergência de opiniões. Qualidade do que é capaz de convergir, dirigir-se para um ponto comum. Ação ou efeito de convergir, tender para um ponto em comum.
Os órgãos homólogos são os que possuem semelhante origem embrionária, podendo ou não desempenhar as mesmas funções. Em termos de evolução indicam a irradiação adaptativa, onde várias espécies originaram de um ancestral em comum .
Órgãos Homólogos → aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies, como os membros anteriores de vertebrados terrestres: o braço do ser humano, as asas de um morcego, a nadadeira de uma ...
órgãos homólogos são aqueles que possuem origem embrionária semelhante e podem ou não desempenhar a mesma função, ex: braço humano e asa de morcego. Já os análogos são aqueles que possuem a mesma função, mas tem origem embrionária diferente, como asa dos mosquitos e asa das aves.
Estruturas homólogas são muitas vezes erroneamente definidas como estruturas em seres vivos diferentes que têm a mesma origem embrionária, embora funções diferentes. ... O braço do homem é homólogo à pata dianteira do cavalo. A asa do morcego é homóloga à nadadeira da baleia.