- Trofoblasto: Camada celular externa que formará a parte embrionária da placenta. - Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto.
Embrioblasto é a massa interna de células do blastocisto, que formará o embrião propriamente dito; enquanto o trofoblasto (camada externa de células) formará a placenta. ... Ao fim da primeira semana, a partir da proliferação do sinciciotrofoblasto, o blastocisto já está implantado superficialmente no endométrio.
Formados âmnio, disco embrionário e vesícula umbilical primitiva, sugem lacunas no sinciciotrofoblasto. Estas lacunas são preenchidas por sangue materno, que nutrem o embrião. Em torno do 12º dia, as lacunas adjacentes fundem-se, formando redes lacunares.
Formação da Cavidade Amniótica, Disco Embrionário e Saco Vitelino. ... Quando ocorre a implantação do blastocisto, mais ou menos 9 dias após a fecundação, um diminuto espaço surge no embrioblasto, precedendo o amadurecimento da cavidade amniótica.
O âmnio é formado com as células que se separaram do epiblasto. Do hipoblasto origina-se uma camada de células denominadas membrana de Heuser (fig. 4) que revestirá a cavidade interna do blastocisto que então passará a se chamar cavidade vitelina primitiva (fig. 3 e 4).
A membrana vitelínica separa do albúmen o conteúdo da gema. Trata-se de uma estrutura em três camadas, composta por 82% de proteína. A membrana vitelínica protege o embrião, que requer um pH 6 para se desenvolver, do alto pH do albúmen (pH 9,4).
a) Saco vitelínico Está presente em peixes, répteis, aves e mamíferos. No entanto, nos mamíferos esse anexo é reduzido, pois a placenta assume a função de nutrição do embrião.
Vesícula vitelina ou vitelínica, ou ainda 'saco vitelino' é o anexo embrionário dos vertebrados, formado a partir da endoderme e da mesoderme, que armazena substâncias nutritivas para o embrião, denominadas vitelo.
Na ultrassonografia transvaginal, a vesícula vitelina deve ser visualizada em saco gestacional com diâmetro igual ou superior a 10 mm de diâmetro médio.
Vesícula hidrópica significa que ela está totalmente cheia de água e conteúdo mucoso porque uma pedra obstruiu a saída da bile. Daí a bile não sai e ela fica muito gordona.
A cirurgia é recomendada? A cirurgia para pedra na vesícula na gravidez não é recomendada, somente em casos muito graves, por isso que ao surgirem os primeiros sintomas da pedra na vesícula deve-se ir ao obstetra para diagnóstico e início do tratamento.
Quando não é possível visualizar o embrião nessa fase, significa que ele não se desenvolveu e a gravidez é inviável. Esses casos são conhecidos como saco gestacional anembrionado ou gravidez anembrionária.
A partir das 6 semanas é possível que se consiga visualizar o embrião dentro do saco gestacional.
“Na primeira ecografia gestacional, a partir da 6º semana de gestação, já é possível saber se a gravidez é de gêmeos. Nesse mesmo exame, geralmente, se vemos dois sacos gestacionais distintos sabemos que serão gêmeos fraternos, ou seja, é mais provável que sejam de óvulos e espermatozoides diferentes.
Diagnóstico da gravidez gemelar Os ultrassons são uma prova praticamente garantida da presença de gêmeos, mas, se o número de bebês for maior que dois, a precisão do teste diminui. O melhor momento para distinguir a presença de mais de um bebê, é entre a sétima e a nona semana de gravidez, pela ultrassonografia.