O batente é a moldura da porta, instalado na parte interna do vão que além de dar acabamento à instalação da porta, veda os eventuais vãos entre a porta e a parede, evitando que correntes de vento, poeira e insetos entrem em sua casa.
Com as medidas tomadas, é hora de montar o batente! Encaixe a parte superior nas laterais e pregue uma ripa, formando um triângulo para fixar a junção e dar firmeza na estrutura - é importante usar um esquadro, para garantir um ângulo de 90°. Em seguida, martelando por cima, una as partes.
36cm x 49cm
Construção. Conjunto de peças de madeira que formam a moldura a que se ajustam as folhas de portas e janelas; caixão, caixonete; caixilho.
Alizar é um nome que significa «guarnição de madeira ou azulejo nas ombreiras das portas ou janelas»: É importante verificar se o rodapé e o alizar das portas combinam.
Os batentes são parte daquilo que chamamos de porta. Na verdade muita gente pode pensar erroneamente no que seja uma porta. Geralmente o termo é associado à folha da porta, mas além dela existe o batente, guarnição, dobradiça, fechadura e etc.
Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro....De acordo com sua forma construtiva as portas de mandeira podem ser:
Quais são os tipos de portas?
As portas seguem medidas padrão? “As mais comuns são as de 72 ou 82 cm de largura e 2,10 m de altura. Há mais estreitas, com 62 cm de largura, e, para a entrada, costumam ser mais largas, com 92 cm”, detalha o engenheiro civil Marcos Penteado. “Tamanhos diferentes desses, apenas por encomenda”, completa.
A porta é um dos elementos mais antigos e fundamentais da estrutura espacial. Ela assume funções de barreira mecânica, térmica, visual e acústica. Assegura funções topológicas de junção ou disjunção entre os espaços para diferenciá-los ou fundi-los.
substantivo feminino Abertura através da qual as pessoas entram e saem de um lugar. Peça de madeira ou metal, que gira sobre gonzos, destinada a fechar essa abertura.
Sobre o surgimento da porta temos que não se sabe exatamente em que anos foi criada a primeira porta do mundo. Sobre esse tema, o que se sabe, é que ela foi criada por um inglês chamado Joseph Bramah. Importante notar que as portas hoje tem um papel de destaque no sentido do design de uma casa.
Antes das maçanetas, as portas eram abertas e fechadas por meio de ferrolhos como este. Não foi até 1878 que o inventor Osbourn Dorsey registrou uma patente para o mecanismo de maçaneta que conhecemos hoje, e, junto com ele, o primeiro mecanismo de trinco interno.
Os gregos antigos foram os primeiros a terem portas que se abriam automaticamente. A invenção de Heron, de Alexandria, é o primeiro registro de automatização arquitetônica da história. As portas do templo de Heron se abriram por meio de calor e um mecanismo de pneumática.
E durante o esforço de ganhar os ares, Santos Dumont acabou criando inventos que existem até hoje. Por estar determinado a continuar os trabalhos com dirigíveis, construiu o primeiro hangar do mundo e, para facilitar a abertura, inventou a porta de correr.
Joseph Bramah
Eles desenvolveram os primeiros modelos de cadeados por volta do ano 1000 AC e continuaram improvisando-os até o reinado da Dinastia Han (25-220 DC), quando eram usados largamente pela realeza, a nobreza e a classe mais abastada.
Significado de Fechadura substantivo feminino Peça ordinariamente de ferro que, através de linguetas movidas por chave, fecha portas, gavetas, cofres etc.
Para abrir estas fechaduras, é necessário pôr todas as pequenas gorjas à boa altura de modo a que o ferrolho e a sua lingueta possam avançar. Na fotografia à direita podemos ver um mecanismo com todas as peças na sua posição normal, mais em baixo podemos ver todas as peças que constituem este tipo de fechaduras.