Para ligar computador a hub, usa-se cabo direto. A diferença entre eles é que o cabo crossover tem a disposição de seus fios de maneira diferente em uma ponta em relação à outra, enquanto que o cabo direto tem a disposição dos fios iguais em cada extremidade.
O cabo crossover, conhecido também como cabo de rede cruzado ou carinhosamente como cabo cross é responsável por enviar e receber dados. Considerado necessário para a conexão entre dois computadores, seu objetivo é a transmissão de dados, porém esse cabo de rede parece ter os seus dias contados.
Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.
Os fios são codificados por cores e seguir uma seqüência. Se a sequência de cores numa das extremidades do cabo é a mesma que a sequência , na outra extremidade , é um cabo Ethernet normal. Se os primeiro e terceiro fios e a segunda e sexta fios são transpostos , é um cabo crossover.
Todo cabo de rede utiliza um conector. O cabo coaxial, por exemplo, utiliza um conector chamado de BNC, já os cabos de par trançado utilizam um conector chamado de RJ-45: Este conector possui oito pinos, um para cada fio.
Se quiser usar rede Gigabit, terá que usar os quatro pares. No padrão de 100 Mbps apenas os pares verde e laranja transmitem/recebem dados, os demais ajudam no isolamento. Você pode observar que alguns modems/roteadores vem de fábrica com o cabo de rede com apenas 2 pares (vermelho e laranja).
A internet fibra ótica funciona a partir da transmissão de banda larga a longas distâncias sem perder qualidade nem gerar instabilidade. Isso acontece porque o cabo de fibra ótica permite que mais sinais sejam difundidos, ao contrário do material de cobre utilizado nas conexões DSL, que é mais limitado.
Internet fibra óptica: descubra agora as vantagens!