CÂNULA METÁLICA Antes de alguns exames ou tratamentos, a cânula metálica precisa ser substituída por uma cânula plástica ou o procedimento é realizado sem cânula, dependendo da avaliação do profissional responsável.
substantivo feminino [Medicina] Pequeno tubo, rígido ou semi-rígido, que se introduz num orifício ou num órgão, para injetar medicamento ou aspirar material.
De acordo com a dificuldade para tolerar a ventilação espontânea, o desmame é classificado em:
É realizado permi- tindo-se que o paciente ventile espontaneamente através do tubo endotraqueal, conectado a uma peça em forma de “T”, com uma fonte enriquecida de oxigênio, ou recebendo pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP) de 5 cm H2O, ou com ventilação com pressão de suporte (PSV) de até 7 cm H2O.
São considerados critérios para início do desmame da ventilação mecânica, exceto: a) oxigenação adequada com pressão arterial de oxigênio (PaO2) igual a 60 mmHg.
São contra-indicações absolutas à ventilação não-invasiva, EXCETO: a) Arritmias Cardíacas.
São contra-indicações absolutas do uso da Ventilação Mecânica Não Invasiva, exceto:
quando se aumenta a PCO2 no sangue arterial, haverá uma alcalose respiratória. PO2 de 81 mmHg pode ser classificado como uma hipoxemia leve. uma acidose metabólica parcialmente compensada a PCO2 estará dentro da normalidade.
Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO3−); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica.
Se for acidose metabólica, a compensação se dá pelo sistema respiratório (hiperventilação). Na alcalose respiratória, ocorre uma compensação renal através de pouca excreção de H+, que fica na corrente sangüínea e tampona o excesso de bicarbonato.