Sistema de Classificação. A designação SAE-AISI considera como aço-liga aqueles que ultrapassam os limites de 1,65% de Manganês, 0,60% de Silício ou 0,60% de Cobre.
Para fabricar os vergalhões de aço é utilizado o ferro-gusa, um elemento que é derivado do minério de ferro pelo carvão e calcário. Junto ao ferro-fusa é colocada a sucata de aço. As quantidades dos dois elementos são variáveis, pois dependem da disponibilidade da matéria-prima no momento em que é feita.
História. O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley (1871-1948), que começou a trabalhar como operário numa produtora de aço com a idade de 12 anos, na sua terra natal, Sheffield (Inglaterra). ... Brearley não obteve uma liga metálica que resistia ao desgaste, obteve porém uma liga metálica resistente a corrosão.
Quando duas peças de prata entram em contato, elas emitem um som bem agudo. Então, a orientação do teste através do som é bater suavemente uma peça na outra e se atentar ao som. Caso o barulho emitido delas seja fininho como um sino, então a maior parte da composição é mesmo de prata.
Zamac ou Zamak é a denominação genérica de diversas ligas metálicas, contendo basicamente zinco (Zn), Alumínio (Al), Magnésio (Mg) e Cobre (Cu). O nome Zamak vem de Zink-Aluminium-Magnesium-Kupfer (zinco, alumínio, magnésio e cobre, em alemão, respectivamente).
Os diferenciais do Zamac são garantidos também a partir das características destes elementos primordiais. Por exemplo, do Zinco é obtida a durabilidade e resistência mecânica e contra desgaste e corrosão. Do alumínio, a fluidez. ... Por fim, do cobre é também garantida resistência mecânica e contra fluência.
O Zamac é uma família de ligas hipoeutetóides de zinco, alumínio, magnésio e cobre, muito utilizada industrialmente [2; 3]. Dentre essas ligas, o Zamac 5 destaca-se como um substituto ao latão para a fabricação de metais sanitários, os quais devem atender normas de resistência à corrosão.