Olá! Quando as bases são diferentes e os expoentes são iguais e, o sinal aritmético que separa as duas expressões for de adição ou de subtração, NÃO se pode somar as bases e manter um único expoente! Desenvolver cada potência, e depois somar ou subtrair! Espero ter ajudado!
Para se reduzir a uma só potência devemos dominar as propriedades das potências de mesma base:
POTENCIA DE POTENCIA,CONSERVA-SE AS BASES E MULTIPLICA-SE OS EXPOENTES. NA MULTIPLICAÇAO,CONSERVA-SE AS BASES IGUAIS E SOMA-SE OS EXPOENTES . DIVISAO DE POTENCIAS DE BASES IGUAIS,CONSERVA-SE A BASE E SUBTRAI OS EXPOENTES.
Quando temos potência de potência, repetimos a base e multiplicamos os expoentes. Por isso, [(1,6)³]² = (1,6)³*² = (1,6)⁶. Quando temos expoente negativo, invertemos a base e deixamos o expoente positivo. Por isso, (2)⁻¹ = (1/2)¹ = (1/2).
No caso da multiplicação, conservamos a base e somamos os expoentes. No caso da divisão, conservamos a base e subtraimos os expoentes.
Multiplicação de potências de mesma base: conserva a base e soma os expoentes. Divisão de potências de mesma base: conserva a base e subtrai os expoentes. Potência de potência, multiplicar os expoentes.
Propriedades da potenciação
Quando um mesmo número é multiplicado diversas vezes, podemos fazer a substituição por uma base (número que se repete) elevada a um expoente (número de repetições). Por outro lado, a radiciação é a operação oposta da potenciação. Ao elevar um número ao expoente e extrairmos a sua raiz, voltamos ao número inicial.