A leucemia mieloide aguda ocorre quando há um dano no DNA das células na medula óssea, que leva ao seu desenvolvimento anormal em células malignas.
O mielóide é uma subdivisão do tecido hematopoiético responsável pelo surgimento das células sanguíneas (leucócitos, plaquetas e hemácias). Seu principal exemplo é a medula óssea vermelha.
Na maioria das vezes, a leucemia mieloide aguda recidiva na medula óssea e sangue. Raramente, o cérebro ou líquido cefalorraquidiano serão os primeiros locais da recidiva. Mas se isso acontecer é frequentemente tratada com quimioterapia intratecal.
A leucemia linfoide aguda pode causar diferentes sinais e sintomas. A maioria ocorre em todos os tipos de leucemia linfoide aguda, mas alguns são mais comuns em determinados subtipos da doença.
Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL). Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica.
Exames para Diagnóstico da Leucemia Linfoide Aguda (LLA)