Tipos de Titulação
A titulação é um procedimento laboratorial utilizado para determinar a concentração em quantidade de matéria (ou concentração em mol/L) de uma solução que contém um ácido ou uma base. Durante a titulação, sempre ocorre uma mistura de soluções contendo solutos diferentes com ocorrência de reação química.
Titulante: reagente ou solução, cuja concentração é conhecida. Titulado: composto ou solução, cuja concentração é desconhecida. Quando em uma titulação o volume de solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria.
A Alcalimetria é a determinação da quantidade de álcali real em sais e soluções alcalinas. Como no caso da acidimetria, as determinações podem ser feitas por gravimetria ou por análise volumétrica.
Ponto de equivalência ou ponto de viragem: é nesse momento em que a quantidade adicionada de titulante, em mol, é igual à determinada pela proporção estequiométrica para a reação com o titulado. É possível verificar esse ponto quando ocorre a mudança de cor da solução.
O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução titulante adicionada é quimicamente igual a quantidade de substância a ser titulada. Na prática, nós determinamos o ponto onde o indicador sofre mudança de coloração que é chamado ponto final da titulação.
No ponto de equivalência, como a quantidade de mols de ácido e base serão iguais, o pH será 7, visto que toda [H+] reagirá com toda a [OH-] formando água, a qual possui uma Kw = 1.
A fenolftaleína é frequentemente utilizada em titulações ácido-base, sendo que sua coloração muda de incolor em meio ácido para rosa em soluções básicas. ... Em soluções fortemente básicas (pH maior que 12), a coloração rosa da fenolftaleína submete-se lentamente a uma reação de descoloração e torna-se incolor novamente.
Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor.
Significado de Fenolftaleína substantivo feminino [Química] Substância possuidora da fórmula: C20H16O4; essa substância que, dissolvida em álcool, pode ser usada como indicador de ácido-base, laxante etc. Etimologia (origem da palavra fenolftaleína). Fanel + ftal + eína.
Extratos vegetais: uma Alternativa à Fenolftaleína no Ensino de Química Analítica.
Como um indicador do pH de uma solução, a fenolftaleína é incolor abaixo de pH 8,5 e atinge uma tonalidade rosa a vermelho escuro acima de pH 9,0.
E mesmo que o corpo equilibre o pH sanguíneo naturalmente, o ideal é modificar completamente a dieta ao diminuir o consumo de alimentos formadores de ácido e equilibrar a ingestão de nutrientes, ou seja, 60% de alcalinos e 40% de ácidos.
A amônia, liberada a partir da decomposição do hidróxido de amônio, possui caráter básico. Dessa maneira, sua presença na solução induz a fenolftaleína a apresentar-se na cor vermelha. ... Assim, após o borrifamento do sangue do diabo sobre uma superfície qualquer, a amônia abandona rapidamente a mistura, pois evapora.
O sangue do diabo é uma solução que contém fenolftaleína e amoníaco. Nesse meio básico, a fenolftaleína fica vermelha, mas quando o amoníaco evapora, ela fica incolor. Apesar desse experimento ser conhecido por um nome bem assustador – sangue do diabo –, na verdade, ele não se trata de nada sobrenatural.
Experimento: “Sangue do diabo”
O líquido se tornará vermelho, pois a fenolftaleína muda de cor na presença de alguma substância básica (no caso, o amoníaco). ... Quando essa mistura vermelha é jogada sobre alguma superfície, a amônia presente no amoníaco desaparece, e a mistura deixa de ser básica, voltando a ser neutra.
Existem alguns produtos químicos capazes de identificar se uma mancha é sangue ou não é. Um desses produtos é chamado fenolftaleína, um indicador de pH. Ela reage quando em contato com substâncias de caráter básico – como o sangue, que é ligeiramente básico – e fica com uma cor rosa.
Verificado por especialistas Fica vermelho porque no caso o meio era básico, com a amônia é volátil ela evapora perdendo assim a basicidade da solução voltando o tecido a cor normal.
Sangue do Diabo
A) Preparar a fenolftaleína: Com o auxílio do bastão de vidro, triture o comprimido lacto purga no béquer. Acrescente 20 ml de água e agite. Filtre o sistema, recolhendo a solução resultante em um erlenmeyer.
SOLUÇÃO DE FENOLFTALEÍNA (C20H14O4) a 1 % (m/v) Preparo da solução indicadora: Pesar cerca de 1 g de fenolftaleína p.a. e dissolver em 100 mL de solução de álcool etílico (C2H5OH) a 95 % (v/v). Conservar sob refrigeração. Intervalo de viragem: pH 8,2 a 9,8, passando de incolor a vermelho.
É possível fazer um indicador ácido-base com repolho roxo por apenas bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar. Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico.
Preparo das soluções O indicador é normalmente usado em solução aquosa, dissolvendo-se 0,5 gramas do indicador, seja na forma de ácido livre ou de sal sódico em um litro de água (de onde alaranjado de metila 0,05% aquoso), preferencialmente a quente, e filtrar a solução se houver um precipitado.
5. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Qual dos indicadores abaixo é o mais apropriado para ser usado na titulação de uma solução de ácido acético (ácido fraco) 0,20 mol . L-1 com uma solução de NaOH 0,20 mol . L-1? Alaranjado-de-metila (intervalo de mudança de cor: 3,1 a 4,4).
- Calcule o pH de uma solução 0,1mol/L de NaOH. Observe que a mesma concentração da solução de NaOH é a mesma concentração de íons OH-....Produto hidrogeniônico (pH)