Tipos de RAID mais utilizados no mercado de segurança
Entenda o que é RAID, técnica que torna o sistema mais rápido e seguro. RAID (Redundant Array of Independent Disks ou Conjunto Redundante de Discos Independentes) é uma tecnologia utilizada principalmente em servidores que consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos.
O RAID 1 (Mirroring) é um modo permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. Na pratica, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco.
Os tipos de RAID mais conhecidos são: RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 (também conhecido como RAID 1 + 0). O RAID 0 tem como objetivo principal melhorar o desempenho do servidor, contudo a sua confiabilidade é quase 0. Ao optar por usar o RAID 0, todos os discos passam a ser acessados como se fossem um só.
O nível do raid, normalmente indicado por um número, indica qual a tecnologia que está em uso. O RAID 0 é o "striping", enquanto o "RAID 1" é o espelhamento.
RAID 0
RAID – Qual escolher?
Esse nível de RAID é indicado para quem precisa de alta capacidade e segurança das informações e são necessários, no mínimo, 3 discos para sua execução. Nele, só é considerado o espaço equivalente a 1 dos HDs para manter a redundância, independente de quantos discos há.
O RAID de Software tem a mesma função que o RAID de Hardware, mas quando não dispomos de uma controladora de disco para realizarmos a configuração. Desta forma, diferente do RAID de Hardware, toda a configuração dos discos virtuais é feita por dentro do Sistema Operacional.
Como configurar RAID 0 Selecione os discos que tenham espaço não alocado que farão parte do conjunto RAID 0 e defina o tamanho do volume e clique em avançar. São necessários no mínimo dois discos (HDs) para criar o RAID 0. Selecione a letra do volume do disco e clique em avançar.
Abra o software Intel Rapid Storage Technology e escolha Criar na lista de opções na parte superior:
Implementando RAID1 no Windows Server 2012
Para o RAID 1, no entanto, você pode tentar recuperar dados de um único disco rígido que ainda funciona bem.
Criar Raid:
A opção RAID deve ser ativada no BIOS antes que o sistema possa carregar o código ROM da opção RAID.
Insira o disco de driver da sua placa-mãe do fabricante . Pressione a tecla "S" na próxima tela para digitar o RAID SATA menu de carregamento do driver. Selecione os drivers que você deseja instalar. Cada seleção motorista vai ser específico para o sistema operacional que você pretende instalar na máquina depois.
Faz-se o RAID mudando na BIOS o controlador onde os discos estarão para RAID (deve estar em AHCI ou Legacy), executando o utilitário de configuração (aparece logo após o POST da BIOS). Você deve colocar os dois discos na mesma controladora, seja ela SATA3Gbit ou 6Gbit.
Se o tamanho dos HDs forem diferentes fica valendo o valor do menor, exemplo: 1 HD de 200GB e outro de 300GB ambos serão "reconhecidos" como tendo 200GB, então você acaba "perdendo" 100GB com o RAID.
Graças a atual tecnologia dos computadores e os recursos dos sistemas operacionais modernos, é possível misturar discos de diferentes formatos. Nesse caso, vale a mesma regra do disco rígido: coloque o disco SSD para armazenar o sistema operacional e o disco rígido para guardar os dados e programas do usuário.
Qual o tamanho de HD ideal para o seu PC?
Desconecte o HD do Win10, conecte o HD antigo e proceda com a instalação. Depois que estiver instalado, com os drivers e ajustes finos para deixar do teu jeito desligue e conecte o HD com o Win10. Para dar boot por um ou outro é só escolher pela tecla F12 qual o SO que pretende operar.
Basta ligar os Fios, Se eventualmente o computador dar boot por ele não tem problema, basta reiniciar e apertar F12 e escolher o Disco correto e depois formatar o outro disco no windows.
É só vc determinar, no setup da bios, que o hd ide é o disco rigido padrão de boot. Automaticamente o hd sata fica como slave. Não existe HD master nem slave.
Não precisa formata o seu HD em outro computador é só mudar a posição do jumper Clear CMOS na placa-mãe você precisaria ter o manual ou então identifica-lo na placa mãe e mudar sua posição e depois é só esperar uns 30 segundos e sua BIOS estará reiniciada no default de fábrica.
1. No Windows 10
Formatando um HDD Disponível para download no Baixaki, o Darik's Boot and Nuke (DBAN) é uma das melhores ferramentas para esse método; nele você precisará criar um disco ou mídia USB para então executá-lo antes da inicialização do Windows, algo relativamente simples de se fazer.
Clique com o botão direito no disco que deseja formatar. Selecione "Formatar...". Isso abrirá a ferramenta de formatação de discos do Windows. Selecione o drive certo. Tudo será excluído quando a unidade for formatada.
Como formatar um HD no Windows