Os órgãos abdominais ocos incluem o estômago, o intestino delgado e o cólon com seu apêndice cecal. Órgão como o fígado, a vesícula biliar, e o pâncreas funcionam em associação próxima ao trato digestivo e se comunicam via dutos.
Anatomia do tórax e os órgãos que o compõem
As bordas da cavidade abdominal compreendem a superfície peritoneal posterior, a parede abdominal anterior, a entrada pélvica inferior e o diafragma torácico superior. O abdome funciona para abrigar o sistema digestório e fornece músculos essenciais para a postura, equilíbrio e respiração.
O abdômen (ou abdome) é uma parte do corpo humano constituída por vários músculos e se localiza entre o tórax e a bacia.
A dor na costela é pouco comum e normalmente está relacionada com pancadas na região do peito ou das costelas, que podem surgir devido a acidentes de trânsito ou a impactos ao praticar alguns esportes mais violentos, como Muay Thai, MMA ou Rugby, por exemplo.
Pleurite: Doença na qual a membrana que reveste o lado interno da cavidade torácica e circunda os pulmões, chamada de pleura, fica inflamada. Também chamada de pleurisia, causa forte dor na costela que piora ao respirar.
A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.
Assim, algumas mulheres podem referir sintomas como cólica abdominal, aumento da sensibilidade das mamas, cansaço excessivo, variações de humor ou repulsa para cheiros mais fortes, por exemplo. Veja ainda quais os sintomas que podem aparecer durante o 1º mês.
Podem ser normais, sim. Com o aumento da barriga, os músculos e tecidos são pressionados. Assim, se você estiver deitada quando sentir a dor, tente mudar a posição para ver se fica mais confortável. Algumas vezes a gestante pode também sentir gases e ter a impressão de ser cólica.