Criteriosamente, eles vão avaliar nove quesitos técnicos: Bateria, Samba Enredo, Evolução, Harmonia, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Quatorze agremiações concorrem pelo título de Campeã do Carnaval 2020 e foram avaliadas por 36 jurados em nove quesitos.
Quesitos
No quesito enredo, os jurados avaliam a forma como a escola passa pela avenida, se há os chamados “buracos” entre alas e componentes e se “corre” para cumprir o tempo do desfile.
O samba-enredo ajuda a escola a contar a história na Avenida. É avaliado pela comissão julgadora em subquesitos: letra e melodia. O primeiro é avaliado quanto à riqueza poética, beleza e bom gosto. Já o segundo leva em conta a capacidade de sua harmonia facilitar a dança e o canto dos desfilantes.
O Enredo. A primeira providência tomada por uma escola de samba para preparar o desfile é a escolha do enredo. A partir da ideia é definido como a história a ser contada na Passarela do Samba, com começo, meio e fim.
É um estilo de samba que consiste na junção de uma letra e uma melodia criadas a partir de um resumo do tema escolhido como enredo de uma escola de samba para sua respectiva apresentação carnavalesca.
Como fazer um enredo
Possui métrica binária pela relação que exerce com o samba de quadra, terreiro ou de roda. Andamento médio para acelerado. Estrutura composicional ampla, com até quatro partes diferentes, e que posicionam-se em tonalidade maior, menor, e relativas.
Parte-se a princípio em meio as características peculiares do samba – ritmo languido, sincopado, em andamentos médios, instrumentação com percussões-violões-cavaquinho-vozes, harmonia com tríades e tétrades apenas quando dominante primária ou secundárias, e melodia lírica. ...
A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade. Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso.
O Forró é um ritmo típico do Nordeste do Brasil. O ritmo se caracteriza pela presença de sanfona, triangulo e zabumba, mas já existem outras variações que conheceremos abaixo. Já a dança é marcada por dois passos, “um para um lado e outro para o outro”.
2. Tipos de Forró
Como surgiu o forró? Sua origem tem relação com bailes populares que eram realizados no final do século XIX e eram chamados de "forrobodó", "forrobodança" ou "forrobodão". ... As pessoas costumavam dançar arrastando os pés a fim de evitar que a poeira levantasse, daí o termo rastapé ou arrasta-pé.
A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.
O forró é simplesmente feito por mãos divinas. Sua origem segundo o pesquisador Potiguar, Luiz da Câmara Cascudo a palavra deriva da abreviação de Forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra e alegria. “De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. ... As décadas de ouro do forró foram 1960 e 1970.
Isso porque a dança de forró não se limita apenas ao "dois para lá e dois para cá", pois essa é considerada uma atividade física capaz de ajudar a tonificar os músculos, perder calorias e renovar as energias mentais e corporais.
A criação do forró ocorreu na década de 40 e se originou no Nordeste do Brasil. Com o tempo, se desenvolveram diversas ramificações, sendo criado outros tipos de forró, como o eletrônico e o universitário. ... O forró é uma dança muito popular que se originou no Nordeste.
O forró é uma dança popular de origem nordestina. ... De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
Cuba
A Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre, ela surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam Page 14 separados) e o Laendler (dança campestre, na Alemanha).
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. ... Na Grécia Clássica, a dança era relacionada aos jogos olímpicos. Os tratados sobre dança surgiram a partir do século XVI. Cada país europeu criou suas próprias danças.
As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.
Como base na definição acima, identifique qual a origem da dança. (A) A dança surgiu com a cultura egípcia. ... A dança surgiu como manifestação da cultura. do século XX.
A dança para mim, é uma arte de expressar os sentimentos, e de deixar o seu corpo em completa harmonia com o mundo!
A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral.
Foi no ano de 2.