Tanto as cadeias alimentares como as teias apresentam diferentes níveis tróficos. São eles: Produtores: são o primeiro nível trófico a ser analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. ... Consumidores: organismos que não são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, heterotróficos.
Algas, plantas e algumas bactérias e protozoários representam os produtores. Consumidores se alimentam de produtores (consumidores primários); ou daqueles que se alimentam destes (consumidores secundários).
Como exemplos de produtores temos as plantas e as algas, seres clorofilados, que não se alimentam de outro ser vivo obtendo do Sol a sua energia de que necessita para a fotossíntese. No processo da fotossíntese, as plantas retiram água e sais minerais do solo pelas raízes.
Os produtores compõem o primeiro nível trófico da cadeia alimentar. à base de um ecossistema são os produtores que são os organismos capazes de fazer fotossíntese todo alimento existe produzido a partir dos produtores ,ou seja as plantas sem eles não existiriam nenhum alimento e, portanto ,nenhuma vida na Terra.
Organismos produtores são aqueles que, através de moléculas inorgânicas, são capazes de sintetizar seu próprio alimento (chamados autótrofos). Eles compõem o primeiro nível trófico das cadeias alimentares e são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas.
Produtores: produzem a própria energia, como as plantas e o fitoplâncton. Consumidores: animais que se alimentam de produtores e/ou outros consumidores; podem ser herbívoros, onívoros ou carnívoros. Decompositores: ocorrem em todos os níveis e decompõem matéria orgânica, devolvendo o essencial para a natureza.
Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos.
Resposta: Sem os decompositores, os nutrientes iriam acabando com a mortes dos seres, e não teria como reciclar estes. Explicação: Os decompositores são importantes para a cadeia alimentar, pois eles meio que "reciclam" a vida no planeta.
O movimento de precessão da Terra é produzido pela atração gravitacional que o Sol e a Lua exercem sobre ela. Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. ... Se isso acontecesse na Terra, as mudanças climáticas seriam ainda mais dramáticas.
Se os decompositores desaparecessem, teria uma grande desequilíbrio ecológico, pois através da decomposição, o meio ambiente ganha os nutrientes necessários, através dos seres vivos que morreram. É um ciclo que não pode ser quebrado.
Esse processo, realizado principalmente por bactérias e fungos, é chamado decomposição. ... Imagine o que aconteceria se a decomposição fosse interrompida: cadáveres e lixo iriam se acumular e faltariam às plantas diversos minerais necessários para a sobrevivência.
Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos. ... Se eles deixassem de existir, não teria vida, pois a matéria acumulada, no caso de cadáveres, não iria se decompor, causando doenças.
O que aconteceria se os decompositores fossem eliminados da biosfera? # Se os decompositores fosse eliminados da biosfera, os ciclos biogeoquímicos seriam interrompidos, provocando um colapso nos ecossistemas.