Quais são os sintomas do câncer de língua?
As causas mais comuns do formigamento (ou parestesia ou dormência) na língua são ansiedade e algumas condições clínicas. O formigamento na língua ou "língua formigueiro” acontece com frequência em pessoas que têm algum grau de ansiedade, podendo ser resultado do estresse normal do dia-a-dia.
A queimação surge porque ao se ingerir algo muito quente, a temperatura pode acabar provocando uma queimadura na língua, lábios, gengivas ou bochechas. Além disso, alimentos ácidos, como as frutas cítricas por exemplo ou comidas muito picantes, podem lesar a língua e causar uma sensação de queimação.
A glossite é definida como uma inflamação ou infecção da língua. A principal causa dessa alteração pode ser um distúrbio primário, que acarreta a mudança da coloração da língua, seu inchaço e perda das papilas gustativas, fazendo com que a língua adquira um aspecto liso.
O tratamento da hipocalcemia depende da causa, da gravidade e dos sintomas. Quando há uma hipocalcemia grave e com sintomas, deve-se repôr o cálcio, com gluconato de cálcio ou cloreto de cálcio, no hospital, até aliviar os sintomas. Caso seja mais leve, podem ser indicados alimentos e suplementos com cálcio.
A glossite pode ocorrer como um distúrbio primário da língua ou por infecções bacterianas ou virais, irritação mecânica, ferimentos, salivação escassa e exposição a substâncias irritativas ou, ainda, por doenças sistêmicas como anemias, aftas, sífilis , deficiência de vitamina B, entre outros fatores.
Essa inflamação é temporária e geralmente se resolve espontaneamente. Os inchaços na língua podem ocorrer como bolhas, úlceras e caroços. De acordo com o Merck Manual, outras causas de inchaços na língua podem ser aftas, infecções bacterianas, herpes labial, alergias, distúrbios do sistema imunológico e câncer de boca.
Como é o tratamento
O Sorrisologia entrevistou a dentista Rhianna Barreto que listou 5 doenças da língua e os cuidados que devemos ter para controlá-las.
Algumas doenças da língua podem ser identificadas através da mudança de coloração, podendo ficar preta ou amarelada, e também pela modificação do aspecto natural, por causa da presença de bolhas, placas esbranquiçadas, feridas e caroços.
Os sintomas que indicam a infecção por HPV na boca são raros, no entanto, algumas pessoas podem apresentar pequenas lesões, parecidas com verrugas esbranquiçadas, que podem se juntar e formar placas. Estas pequenas feridas podem ser de cor branca, vermelha-clara ou ter a mesma cor da pele.
O que é HPV na boca? O HPV é um DNA vírus que possui tropismo por pele e mucosas do organismo. Quando está presente na mucosa oral, as manifestações clínicas mais frequentes são condiloma, papiloma e verruga na cavidade oral, e são causados principalmente pelo HPV 6 e 11.
Se você já tem o problema e está com verrugas orais, elas podem ser removidas cirurgicamente. O uso tópico de medicamentos é um alívio temporário para o incômodo. Dependendo do caso, o profissional pode indicar a crioterapia, procedimento no qual o médico congela as verrugas e faz a sua remoção.
O que pode ser verruga na lingua ? A lesão mais propensa é o fibroma, porem pode ser uma infinidade de outras como HPV, carcinoma espinocelular, ... sugiro passar em consulta com um cirurgião bucomaxilofacial.
Você poderá procurar um dentista ou um cirurgião de cabeça e pescoço ou um otorrinolaringologista. Nem todas as verrugas na cavidade oral são por HPV. Outras doenças mais graves como lesões malignas devem ser descartadas.
Elas são causadas por um vírus chamado Papiloma Vírus Humano – conhecido popularmente como HPV, que infecta a camada superior da pele, causando as verrugas. Elas podem surgir mais facilmente quando a pessoa apresenta alguma lesão ou corte na pele.
Você também pode tentar remover a verruga com o bicarbonato de sódio. Dissolva o bicarbonato em água e depois lave a mão ou o pé que contém a verruga com a mistura. Deixe que sua mão ou a parte afeta seque naturalmente, com o bicarbonato ainda nela. Repita o processo com frequência, até que a verruga desapareça.
O vinagre de maçã é uma substância ácida que ajuda na esfoliação química da pele, removendo a pele em excesso da verruga. Por isso, pode ser usado como tratamento popular para verrugas. Para usar o vinagre de maçã deve-se molhar um pedaço de algodão no vinagre e aplicar em cima da verruga durante a noite.
“Geralmente elas surgem a partir da contaminação do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) em lesões e cortes na pele”, diz. As verrugas são também comuns em áreas do corpo em que as pessoas costumam depilar, como no rosto, no caso de homens que se barbeiam, e nas pernas, no caso de mulheres que as depilam.
As verrugas são pequenas excrescências de pele causadas por um vírus chamado papilomavírus humano. As verrugas normalmente são grumos redondos que podem ser planos ou se assemelham a uma couve-flor. O vírus é transmitido pelo toque e entra no corpo através de pequenas lesões na pele.
Tanto o homem como a mulher que estão infectados pelo HPV e que não possuem verrugas visíveis, na maioria das vezes desconhecem que são portadores do HPV, e que podem transmitir o vírus aos seus parceiros sexuais. No entanto, a evolução, a manifestação e o tratamento são diferentes no homem e na mulher.
As verrugas geralmente não são perigosas; elas não ameaçam a vida.
As verrugas são resultado do crescimento anormal da camada superior da pele e têm diferentes formatos e tamanhos, com superfície lisa ou rugosa. Elas são causadas pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV.
Muitos confundem, mas o nome correto é verruga e trata-se de uma doença viral com diferentes manifestações.
O que são verrugas, afinal?