EQST

Quais So Os Msculos Estabilizadores Da Escpula?

Quais são os músculos estabilizadores da escápula?

Principais Estabilizadores da Escápula Já citamos anteriormente que os principais músculos relacionados a essa articulação são: trapézio (superior, médio e inferior), os romboides, elevador da escápula, serrátil anterior e peitoral menor.

O que é um músculo Sinergista?

Um músculo é considerado sinergista sempre quando se contrai ao mesmo tempo em que o agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou manutenção da postura. Normalmente, o músculo sinergista é auxiliar ao movimento, e também existe mais de um músculo sinergista em um movimento articular.

Quais são os músculos estabilizadores do ombro?

Os estabilizadores estáticos do ombro são: glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais e intervalo dos rotadores (espaço entre a margem anterior do músculo supraespinhal e a margem superior do músculo subescapular, contendo no seu interior o tendão da cabeça longa do bíceps, ligamento ...

Em qual parte do corpo fica a escápula?

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.

Onde se localiza a omoplata?

No caso do exame de Raio-X de Omoplata ou Escápula, avalia-se a omoplata e/ou escápula, que compõem a articulação do ombro, permitindo uma série de movimentos do braço. A omoplata é um grande osso localizado na porção superior do dorso.

Qual é a classificação da escápula?

A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.

Qual é o acidente anatómico da escápula?

São acidentes ósseos da escápula e do úmero, respectivamente:

  • a) Incisura da escápula, espinha da escápula e processo coracoide; tróclea, capítulo e fossa do olecrano.
  • b) Incisura da escápula, forame da escápula e processo coracoide; tróclea, capítulo e fossa do olecrano.

O que pode ser dor na omoplata?

Artrite ou artrose Uma dor localizada na altura da omoplata também pode ser sinal de um desgaste da articulação do ombro (artrose) ou sua inflamação (artrite). Em caso de artrite, há risco de irradiação até a omoplata e surgimento de dores crônicas e intensas na região escapular.

O que é extremidade Acromial?

A extremidade lateral ou acromial (articula com o acrômio da escápula através de uma face articulara e é achatada. Na face inferior medialmente existe uma superfície rugosa para a inserção do ligamento costoclavicular, formando uma impressão do ligamento costoclavicular.

Qual a função da articulação do ombro?

A glenoumeral é uma articulação que está associada à cintura escapular. Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.

O que é o acrômio?

O acrômio é um acidente ósseo da escápula, forma a porção mais alta do ombro e posiciona-se sobre a cavidade glenoidal. A espinha da escápula termina lateralmente no acrômio (Figura 1) (GRAY, 1988).

Qual é a função do ombro?

A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).

O que é uma bursite no ombro?

A bursite é uma inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões. E não, ela não afeta só os ombros. Essa lesão pode atingir e incomodar quadril, joelhos, pés e cotovelos. E tem, como principais causas, o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações.

Quantos ligamentos tem no ombro?

Ligamentos e cápsula articular A articulação acromioclavicular está rodeada por quatro importantes ligamentos. Sua principal função é criar estabilidade e manter a clavícula em contato com o processo acromial da escápula.