A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as crianças manifestam curiosidade em relação à escrita desde muito pequenas. ... Dessa forma, praticar a escrita na Educação Infantil significa imergir a criança na cultura escrita, deixar brotar sua curiosidade e proporcionar experiências com a literatura infantil.
Por isso, ensinar a ler e escrever precisa ser lúdico e divertido, para que seja algo natural também....1- Use a ludicidade das atividades infantis
Para os métodos de alfabetização tradicionais, a aprendizagem da língua escrita é um processo de acumulação de informações transmitidas pelo professor e assimiladas de forma passiva pelo aprendiz.
No processo de alfabetização, a leitura precede a escrita. Na verdade, a escrita nem precisa ser ensinada se a pessoa souber ler. Para escrever, uma pessoa precisa, apenas, reproduzir graficamente o conhecimento que tem de leitura.
A aquisição da escrita, em alguma medi- da, pode ser interpretada como o processo que leva o sujeito ao domínio de um sistema simbó- lico: a escrita. Diferentes pesquisadores dedi- caram-se a pesquisar esse processo, em dife- rentes situações, escolares e não escolares.
o processo de produção de um texto consiste em planejar, escrever, revisar e reescrever. apontar caminhos que possibilitem aos alunos a apropriação de conhecimentos que os habilitem a se posicionar criticamente em seu espaço social, por meio da linguagem.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.
3 dicas para preparar seu pequeno para a alfabetização
Crianças pequenas devem brincar muito na educação infantil, mas também precisam ter contatos sistemáticos com leitura e escrita. A isso chamamos alfabetizar em um contexto amplo,muito diferente de fazer exercícios de coordenação motora, aprender letras isoladas, copiar sílabas ou palavras “fáceis”.