Um dispositivo de entrada permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: teclado, mouse, scanner, controlador de jogo, câmera, microfone, caneta ótica, etc.
Periféricos de saída
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. ... Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Conceitualmente um procedimento difere da função pela ausência de um retorno de valor. Então um procedimento é um algoritmo que será executado, enquanto que a função é um algoritmo que será executado e produzirá um resultado final concreto que poderá ser usado por outro algoritmo.
Funções e procedimentos permitem modularizar algoritmos. As funções são chamados dentro do corpo do programa principal como se fossem comandos. Após seu término, a execução continua a partir do ponto onde foi chamado.
Isto é também conhecido como uma invocação de função. Já vimos como chamar algumas funções nativas como print, range e int. Chamadas de função contém o nome da função a ser executada seguida por uma lista de valores, chamados argumentos, os quais são atribuídos aos parâmetros da definição da função.
O que são Funções e Procedimentos?
Uma Rotina tem como objetivo realizar uma tarefa específica, realmente muito específica. Por exemplo, somar dois números, solicitar dados para um usuário, etc.
A ideia básica de uma função, implementada em alguma linguagem de programação, é encapsular um código que poderá ser invocado/chamado por qualquer outro trecho do programa. Seu significado e uso são muito parecidos com o de funções matemáticas, ou seja, existe um nome, uma definição e posterior invocação à função.
O método serve para organizar as práticas de investigação, consistindo na seleção das técnicas (conjuntos de procedimentos destinados a produzir certos resultados ao nível da recolha e tratamento da informação de pesquisa), no controlo da sua utilização, permitindo, ainda, a integração dos resultados parciais obtidos.