Quais So Os Cursos Complementares?

Quais so os cursos complementares

Formar-se no superior exige muito mais do que frequentar as aulas das grades curriculares oferecidas pelas instituições de ensino. É preciso que o estudante faça também cursos que valem horas complementares ou outras atividades extracurriculares, como participação em palestras, seminários, oficinas, congressos, simpósios, workshops e por aí vai.

Quem faz um curso superior na área da saúde, como Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia, pode somar horas complementares com esse curso de 15 horas. A certificação é feita pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O que vale como horas complementares?

Elas trazem a oportunidade de estudar e se qualificar de forma cidadã. Favorecem o conhecimento dos problemas e das vantagens presentes na região, que afetam não só o mercado, mas também, toda a sociedade. Isso é essencial para que o acadêmico se torne um profissional consciente e apto a prestar um serviço capaz de gerar mudanças na vida das pessoas.

Quem faz algum curso superior na área de tecnologia pode somar horas complementares com esse curso da Fundação Bradesco. Depois da matrícula, cada aluno tem o prazo de 60 dias para concluir as atividades. A duração é de 15 horas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Afinal, o que são atividades complementares na faculdade?

Afinal, o que são atividades complementares na faculdade?

A formação combina praticamente com todas as áreas que envolvem prestação de serviços. A carga horária de 40 horas engloba diferentes assuntos, como necessidades e desejos, atendimento e ferramentas de marketing. 

Além dos esportes, os programas de cultura e arte também entram na lista das atividades complementares. Por exemplo, idas a museus, cinemas, pinacotecas, teatros etc. O importante é que você sempre guarde as respectivas entradas (que podem ser ingressos, bilhetes e afins) para poder comprovar a realização desses programas e passeios.

As horas complementares são adquiridas não só com cursos online, mas também com iniciação científica, estágio, workshop, intercâmbio, trabalho voluntário e monitorias.

Opções de cursos para horas complementares

Quem pretende seguir carreira acadêmica pode apostar no curso sobre didática no ensino superior, oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A formação tem uma carga horária de 68 horas e vale para diferentes áreas do conhecimento.

Essas são características que a sala de aula nem sempre é capaz de desenvolver. Por isso, as experiências com atividades complementares são tão relevantes na gestão de carreira quanto um bom desempenho acadêmico.

Não por menos, as atividades complementares estão previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de nível superior, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso as torna, consequentemente, parte indispensável das graduações.

Você tambem pode Curtir
Esses
artigos

Você tambem pode <strong>Curtir<br/> Esses</strong> artigos

Em tempos de internet, é muito mais fácil cumprir essa exigência de atividades extracurriculares. São várias as instituições, entidades e universidades corporativas que oferecem cursos gratuitos com certificados que podem ser acessados via modalidade de educação a distância.

Os cursos online têm uma grande variedade de áreas ensinadas, como por exemplo, Curso de Digitação, Curso de Inglês, Curso de Excel, entre outros.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Porém, graças aos Cursos para Horas Complementares, palestras e congressos você conseguirá essas horas complementares sem precisar se preocupar.

A IC, é uma maneira muito eficaz de criar intimidade com os professores, participar de um evento online gratuito acadêmico, como por exemplo, congressos e seminários, e aprender cada vez mais sobre trabalhos científicos.

A Global Talent Trends 2020, uma pesquisa feita pelo LinkedIn, revelou que 92% dos recrutadores de grandes empresas acreditam que as habilidades socioemocionais importam até mais do que os conhecimentos técnicos dos candidatos. Entre as qualidades mais procuradas no mercado estão a criatividade, a gestão de tempo e a colaboração.

Por que vale a pena fazer essas atividades na graduação?

Atividades como estágio, voluntariado e intercâmbio são muito ricas para que a sua formação também envolva o desenvolvimento de habilidades. Mais do que um diploma, você sairá da faculdade com muita experiência na bagagem, contatos, melhor relacionamento interpessoal, maior capacidade de gestão de tempo e muito mais!

Elas recebem esse nome por se tratarem de práticas variadas feitas de maneira extraclasse. O objetivo delas é proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivências amplas, não só no ambiente acadêmico, mas também, nos meios cultural, social, comunitário etc.

Além de ter uma remuneração, o estagiário pode sair da faculdade já empregado, pois muitos programas de estágio oferecem a oportunidade de efetivação para os recém-formados.

Quais são as atividades complementares que você pode fazer?

As horas complementares são muito importantes para o enriquecimento do aluno. Com essas horas complementares o aluno conhecerá outros aspectos da sua futura profissão, adquirindo assim os conhecimentos que não são ensinados dentro da sala de aula.

Quem estuda Zootecnia ou Medicina Veterinária pode fazer os cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A formação em bovinocultura, por exemplo, tem duração de 40 horas e um material muito rico. 

Além de otimizar a formação, o aluno consegue fazer contatos profissionais, ficar por dentro de novidades e tendências na sua futura área de atuação e, ainda, rechear o currículo. Afinal, muitos desses eventos fornecem certificados de presença para os participantes.

O que colocar em cursos complementares no currículo?

Como colocar cursos e certificados no currículo
  1. Cria uma nova seção no seu currículo;
  2. Chame-a de "Educação complementar;"
  3. Informe o nome do curso;
  4. Coloque o nome da instituição;
  5. Inclua a data de formatura;
  6. Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.
20 de set. de 2021

O que são cursos de formação complementar?

A formação complementar compreende o conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a aquisição de conhecimentos formativos que complementem a sua formação específica. ... Compondo as atividades de ensino, o Curso oferta disciplinas, denominadas optativas, consideradas complementares à formação do aluno.

Como conseguir certificados de horas complementares?

Para conseguir certificado para horas complementares, é preciso participar de eventos que ofereçam. Normalmente os organizadores pedem os endereços de e-mail dos participantes, assim podem enviar o documento via digital, mas também é possível consegui-lo por meios físicos.

Quais cursos são válidos para horas complementares?

Cursos online para horas complementares
  • SENAI/SESI. Cursos de: Finanças, educação, matemática, comunicação, mecânica, TI, redação, etc. ...
  • Universidade Rock Content. Cursos de: Marketing digital. ...
  • Escola Virtual Fundação Bradesco. ...
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV) ...
  • Nube. ...
  • Ava Acadêmico – UFRB. ...
  • Projeto Meu Brasil. ...
  • Prominas Social.
26 de mar. de 2019

Como colocar cursos no currículo exemplo?

  1. Dê destaque aos cursos de nível superior. ...
  2. Escolha os cursos relevantes pra vaga em questão. ...
  3. Use a ordem cronológica inversa. ...
  4. Sua abordagem deve mudar de acordo o nível de experiência. ...
  5. Detalhe quando o curso foi concluído. ...
  6. Não se esqueça dos cursos de extensão e certificações.
13 de nov. de 2020

O que colocar no currículo cursos?

A primeira maneira de incluir cursos e certificados em um currículo é também a mais utilizada. Geralmente os candidatos optam por inserir essas informações na seção de educação. Se você está procurando um lugar em suas seções de currículo atuais para certificações, a seção “Educação” é a opção mais lógica.

É bom ter muitos cursos no currículo?

Evite informar todos os cursos que você já fez na vida, especialmente aqueles mais antigos. Isso somente estenderá seu currículo desnecessariamente, sem enriquecê-lo de verdade. Nossa recomendação é a inclusão de cinco cursos no máximo. Evite também cursos mais antigos que cinco anos.

O que significa Estudo complementar?

Mas, afinal, o que são essas horas? O nome oficial utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) é atividade complementar, que como o próprio nome já diz, são atividades extras realizadas pelos estudantes fora do período de aulas. Sem a entrega das atividades, os alunos não podem colar grau ou retirar o diploma.

São atividades características da formação complementar?

Serão consideradas atividades complementares a participação do estudante em atividades tais como: projetos de pesquisa, projetos de extensão, monitorias, participação em congressos, publicações, apresentação de trabalhos em congressos, representação em comissões, bolsas PET e outras.

O que posso usar como horas complementares?

Horas complementares são atividades exigidas em cursos de bacharelado que têm como objetivo expandir a visão do aluno sobre a sua área de atuação. Elas podem ser adquiridas por meio de estágios, cursos, monitoria, intercâmbio, pesquisas científicas e trabalhos voluntários.

Como colocar os cursos livres no currículo?

Use a ordem cronológica inversa Inclusive, mesmo que você esteja procurando recolocação profissional, não deixe de estudar, porque há muitos cursos livres e gratuitos que podem fazer a diferença. Esse é o caso das certificações que, ao se unirem à sua formação acadêmica, dão ainda mais peso ao currículo.

Precisa colocar carga horária dos cursos no currículo?

No preenchimento do currículo deverão constar informações básicas como o nome do curso, carga horária e nome do site. Além disso, você pode falar sobre os cursos online também no momento da entrevista. Em outro post aqui do blog damos dicas de como falar sobre cursos online na sua entrevista de emprego .

O que colocar no currículo Pacote Office?

Como colocar pacote Office no currículo
  1. Escreva “Pacote Office” na sua seção de habilidades;
  2. Coloque o seu nível (básico, intermediário ou avançado);
  3. Informe a entidade emissora do seu certificado;
  4. Diga o ano em que o certificado foi emitido.
9 de jul. de 2021

Como colocar conclusão de curso no currículo?

Informe o nome do curso + nome da instituição + ano de conclusão. A maneira como colocar a graduação no currículo também segue um método de descrição. O modelo é indicar nome do curso, nome da instituição e ano de conclusão.

Quanto mais cursos no currículo melhor?

Os cursos extracurriculares são ótimas opções para deixar o currículo mais completo e diferenciado. Mesmo que o curso não esteja diretamente relacionado aos seus planos de carreira, dedicar algumas horas para aprender uma nova habilidade pode fazer a diferença e atrair a atenção dos recrutadores.

Como listar os cursos no currículo?

  1. Dê destaque aos cursos de nível superior. ...
  2. Escolha os cursos relevantes pra vaga em questão. ...
  3. Use a ordem cronológica inversa. ...
  4. Sua abordagem deve mudar de acordo o nível de experiência. ...
  5. Detalhe quando o curso foi concluído. ...
  6. Não se esqueça dos cursos de extensão e certificações.
13 de nov. de 2020