barômetro
Coloque uma pequena porção de cola em uma das extremidades e posicione-o de modo que uma de suas pontas toque o centro da bexiga. O restante do canudo deverá estar apoiado na borda do pote. Ele funcionará como ponteiro, dando a você a possibilidade de registrar variações na pressão atmosférica.
O valor da pressão atmosférica padrão ao nível médio do mar é de 760 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 1 atm (atmosfera). Esse valor corresponde a 101325 Pa ou 1013,25 hPa (unidade mais usada).
1atm--------------------76cm de Hg X--------------------------8cm de Hg X=8*1/76 X=0.
Pressão atmosférica é a força exercida, por metro quadrado, decorrente da coluna de gás atmosférico acima da superfície terrestre. Pressão atmosférica ou pressão barométrica é a força exercida, por unidade de área, pela coluna de ar atmosférico acima de nós.
Evangelista Torricelli
Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. ... Isso ocorre porque a força da gravidade mantém a maior parte do ar próxima à superfície, o que explica o fato de grandes cadeias de montanhas apresentarem um ambiente mais rarefeito.
Quando sopramos uma bexiga de aniversário, enchendo-a bem, constatamos que a parede do balão fica bem esticada. Isso acontece devido a outra propriedade do ar e dos gases: eles exercem pressão contra a parede do recipiente que ocupam. A pressão exercida pelo ar na superfície da Terra chama-se pressão atmosférica.
Podemos mencionar várias situações do nosso cotidiano que envolvem a ação da pressão atmosférica. Uma delas é que só conseguimos tomar refrigerante utilizando canudinho graças à pressão atmosférica. Quando sugamos na extremidade do canudo há uma redução na pressão do ar de dentro.
Propriedades do Ar
A compressibilidade e a elasticidade são alguns exemplos de propriedades do ar. O ar tem massa e ocupa espaço.
O ar possui algumas propriedades como peso, compressibilidade, elasticidade e expansibilidade. Entenda cada um deles e desmitifique seu dia a dia! Não podemos ver o ar, mas sentimos e vemos sua existência no dia a dia. ...
As propriedades do ar são: Volatilidade; Condutibilidade térmica; Dependendo do gás, condutibilidade elétrica; Potencial de oxidação de metais.
Resposta: Explicação: Na figura um, o gás está sofrendo compressão devido a alta pressão que a pessoa está fazendo, por esse motivo, elas ficam mais juntas. enquanto na outra figura, não está mais fornecendo tanta pressão, então as moléculas do ar encontram-se mais espaçadas e menos comprimidas.
Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).
Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
O ar é composto por cerca de 78% de gás nitrogênio (N2), aproximadamente 20% de gás oxigênio (O2), aproximadamente 1% de gás argônio (Ar) e cerca de 1% de outros gases, como o gás carbônico (CO2) e vapor de água. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O ar puro é formado por nitrogênio (N2), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), hidrogênio (H2), argônio (Ar) e vapor d'água. ... Esse equilíbrio é constantemente ameaçado por agressões como a queima de petróleo e do carvão mineral, que aumenta a quantidade de CO2 e óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx) no ar.
Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
Composto essencial para o funcionamento do corpo e a continuidade da vida. A importância do ar consiste no fato de que este composto é formado pelas principais partículas suspensas na atmosfera, indispensáveis para a manutenção e desenvolvimento da vida no planeta Terra.
Oceano Antártico