Quais So Os 7 Pecados Capitais Evanglicos?

Quais so os 7 pecados capitais evanglicos

Os sete pecados capitais são, segundo a doutrina católica, os principais erros ou vícios que dão origem às diversas ações pecaminosas cometidas pelas pessoas. Em outras palavras, pode-se dizer que são a raiz dos pecados, os "líderes" das más ações e dos maus pensamentos. O termo "capital" tem origem na palavra latina caput, que significa "cabeça", "parte superior".

“Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.” (Salmos 37:8)

4. Ira

Além de Gênese, é possível encontrar referências ao pecado da soberba em outras passagens bíblicas, como em Provérbios 16:5 que diz que o Senhor detesta os orgulhosos de coração e que sem dúvidas serão punidos.

Sendo assim, uma pessoa que deseja ser bem vista aos olhos de Deus e seguir todos os ensinamentos da Bíblia, deve deixar o orgulho de lado e praticar a humildade, já que é isso que o Senhor espera de você!

7. Preguiça

7. Preguiça

Na verdade, quase todos os pecados estão relacionados à falta de moderação. No caso da gula, trata-se do consumo em excesso de comida e bebida, ao qual se atribuem males físicos e espirituais, já que pode levar a outros pecados, como a preguiça. A gula é uma manifestação da busca da felicidade em coisas materiais.

Apesar de estarem relacionados à temática bíblica, os sete pecados capitais não são assim denominados nem listados na Bíblia. Foram criados posteriormente pela Igreja Católica.

7. Preguiça

Em Colossenses 3:5-6, há outra referência ao pecado da luxúria que diz: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus”.

Em Provérbios 6, diz também: “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio”.

O que a Bíblia fala sobre os 7 pecados capitais

O que a Bíblia fala sobre os 7 pecados capitais

A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais. A avareza é o oposto da generosidade.

A pessoa que é invejosa é aquela que sente-se mal pelas conquistas alheias, incapaz de ficar feliz pelos outros, como se a vitória alheia representasse uma perda pessoal, e, além disso, passa a desejar que as coisas não deem certo para aquela outra pessoa.

A preguiça é a falta de vontade ou de interesse em atividades que exijam algum esforço, seja físico ou intelectual. Ela pode ser definida como a falta de ação, a ausência de ânimo para o trabalho e outras tarefas do dia a dia. O oposto da preguiça é o esforço, a força de vontade, a ação.

2. Avareza

A origem dos sete pecados está numa lista escrita pelo monge cristão Evágrio Pôntico (345-399 d.C.) a fim de enumerar os principais maus pensamentos que atrapalham uma rotina de práticas religiosas. Em vez de sete, a lista era composta por oito pecados. Além dos atualmente conhecidos, havia a tristeza. Não havia a inveja, mas a vanglória (vaidade).

A palavra “capital” vem do termo latino caput, que significa “cabeça”. Isso significa que os pecados capitais são os líderes, os chefes de todas as ações pecaminosas. Eles estão na origem de todas as faltas. Por isso que se diz que os sete pecados não são ações concretas, mas tendências humanas ao vício.

6. Gula

Todos os defeitos humanos, segundo a ótica cristã, são derivados de cada um dos sete pecados, que podem ser encarados como tendências para o vício. Essas tendências, por sua vez, têm a ver com a natureza pecadora dos seres humanos, cuja origem está no pecado original cometido por Adão e Eva. Assim como a falta cometida por Adão e Eva no Paraíso, todo pecado pode ser encarado como uma transgressão à vontade divina.

No século XIII, o frei Tomás de Aquino (1225-1274) recuperou a lista, incluindo outra vez a preguiça no lugar da tristeza. Os sete pecados, tais como conhecemos hoje, remontam à lista de Tomás de Aquino.

Origem e história dos sete pecados capitais

Sendo assim, é necessário que você tenha moderação e coma de forma comedida, evitando também qualquer desperdício e excessos desnecessário e que não irão agregar em sua vida.

Com isso, evite ao máximo se zangar por motivos banais (inclusive, isso será benéfico para a sua saúde!) e, quando irritado, tente se acalmar e agir da maneira correta, visto que é este o sentimento que Deus espera de você!

Além disso, para os adeptos do catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa voluntária ao dever do trabalho, mas também se relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.

Quais são as quatro virtudes cardinais?

Assim, há também em MacIntyre a aceitação do esquema que considera que as outras virtudes morais são todas, de alguma forma, aspectos ou partes das quatro virtudes cardeais - prudência, justiça, fortaleza e temperança.

O que é a virtude teologal da Caridade?

Caridade (Latim: carus, "querido", "amado"), na teologia cristã, é considerada como uma das sete virtudes e entendida por Tomás de Aquino como “a amizade do homem por Deus”, que nos une a Deus e também a considera "a mais excelente das virtudes".

O que é a virtude da esperança?

Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. ... Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.

O que é caridade para os católicos?

O Cristianismo afirma que a caridade é o "amar ao próximo como a si mesmo". ... Resumindo e usando as palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "a caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus.

Qual a religião que mais faz caridade?

Igreja Católica

O que quer dizer a palavra altruísmo?

Quando falamos em altruísmo, estamos falando de indivíduos que têm a característica e a capacidade de realizar ações pensando no bem-estar das pessoas ao seu redor, mesmo que, para isso, tenha que se anular e sacrificar seus próprios desejos e interesses de vez em quando. Altruísmo é o oposto do egoísmo.

O que quer dizer a palavra celebrar?

Significado de Celebrar Promover; fazer uma solenidade; produzir uma festividade de teor pomposo: celebrar um contrato, uma empresa.