A Lei de Coulomb é relacionada as forças de interação entre cargas elétricas. Essas forças podem ser de atração (quando existem duas cargas opostas) ou de repulsão (quando existem duas cargas iguais).
1. [URCA]
As quantidades físicas podem ser classificadas de acordo com as representações matemáticas mais adequadas para descrevê-las. Algumas possíveis representações matemáticas para as grandezas físicas são escalares (números), vetores, matrizes entre outras. Na física clássica pré-relativística temos as chamadas grandezas escalares e as grandezas vetoriais. Podemos dizer que:
Grandezas físicas podem se dividir em dois grupos. Dessa forma, tais grupos são: grandezas vetoriais e grandezas escalares. Isto é, as grandezas escalares são expressas apenas pela sua magnitude e unidade de medida. Enquanto as grandezas vetoriais dependem da magnitude, da direção e do sentido. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
Quando dizemos que a velocidade de um avião é 60 m/s, com orientação vertical para cima, estamos afirmando que a velocidade é uma grandeza:
Essa unidade de medida leva o nome de Isaac Newton. O qual foi o cientista responsável por postular as três leis do movimento dos corpos. As quais conhecemos hoje como as três leis de Newton.
Unidade de medida física é uma quantidade específica de uma grandeza física estabelecida, que é utilizada como padrão para estabelecer outras medidas e para possíveis comparações.
Campo elétrico: campo ao redor das cargas elétricas ou superfície eletrizadas.
A temperatura de um corpo é uma grandeza escalar. Além disso, ela está relacionada com o grau de agitação das moléculas dentro de um determinado corpo. Apesar da temperatura ser uma das grandezas fundamentais do SI, sua unidade de medida é:
Aceleração: variação da velocidade pelo tempo.
Essa grandeza também depende da direção e do sentido do movimento. Isso significa que ela é uma grandeza vetorial. Além disso, a força pode ser entendida como o ente físico responsável por mudar o estado de repouso ou de movimento de um corpo. Essa grandeza física não é uma das grandezas fundamentais do SI. Dessa forma, sua unidade de medida é:
Massa ou quantidade de matéria é uma grandeza escalar. Dentre diversas maneiras de medi-la, a massa pode ser medida a partir da resistência do corpo à aceleração. Além disso, essa é uma das grandezas fundamentais do SI. Assim, sua unidade de medida é:
Energia: transferência inata que resulta na realização de trabalho.
As outras escalas termométricas não são compostas de unidades do SI. Apesar disso, são muito usadas no cotidiano. Por exemplo, os graus celsius (°C) e graus fahrenheit (°F).
Trabalho: esforço para deslocar um objeto com determinada força.
Corrente elétrica: fluxo de carga elétrica em um intervalo de tempo.
Quantidade de calor: energia na forma térmica.
Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).
Essa grandeza pode ser entendida como uma variação da velocidade em um segundo. Por exemplo, uma aceleração de 10 m/s2 significa que a cada segundo a velocidade varia 10 m/s.
As grandezas físicas estão muito presentes em nosso cotidiano. Seja nos estudos ou, até mesmo, quando vamos ao mercado. Dessa forma, sua padronização é necessária. Por conta disso, surgiu o Sistema Internacional de Unidades.
Se uma grandeza física depende da magnitude, da direção e do sentido, ela é vetorial. No caso do exercício, a magnitude é 20 m/s, a direção é horizontal e o sentido é para a direita.
Assim, entrou em vigor naquele país o sistema de medidas de base decimal com três unidades titulares: o metro, para medir o comprimento, o litro, para medir a capacidade e o quilograma, para medir a massa.
A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos e apresenta como partes fundamentais a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético. As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do corpo dos seres vivos.
Exemplos de leituras de medidas de comprimento 284,65 km = duzentos e oitenta e quatro quilômetros e sessenta e cinco decâmetros (ou seiscentos e cinquenta metros). 26,00 km = vinte e seis quilômetros. 0,6 m = seis decímetros. 178,56 m = cento e setenta e oito metros e cinquenta e seis centímetros.
Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. ... A medida de comprimento mais utilizada é o metro, mas existem outras que são utilizadas de acordo com a extensão que queremos medir.
Unidade de comprimento equivalente a um milésimo de metro. Símbolo: mm.