Não se engane. O profissional formado em Engenharia Civil não trabalha apenas em construção de prédios e inúmeros cálculos matemáticos. Uffa. Na verdade, essa é uma área muito ampla e existem diversas possibilidades de inovar e de se destacar no mercado de trabalho. A seguir separamos algumas informações sobre essa profissão e algumas das áreas de atuação de um engenheiro.
No entanto, isso pode se alterar de acordo com uma série de fatores, como a necessidade de mão de obra no mercado, o aquecimento econômico de outros setores, o surgimento de novas áreas, inovações e demandas.
Para garantir que essas estruturas respeitem toda a regulamentação, a norma NBR 9062 exige a presença de profissionais qualificados para reduzir desperdícios ao longo da construção, otimizar processos de produção e garantir a qualidade e a regularidade de todas as estruturas construídas naquele espaço. Os salários para quem atua nessa área costumam ficar na casa dos R$5 mil.
Independentemente da área da Engenharia Civil escolhida, saiba que o primeiro passo para se destacar nesse campo é optar por uma faculdade de qualidade, que foque a tecnologia e tudo aquilo que o mercado de trabalho espera.
Há um notório progresso da sociedade, que caminha a passos largos rumo a uma realidade moderna e mutável, constantemente em transformação. Nesse contexto de expansão das cidades e dos centros urbanos, o mercado de trabalho dos profissionais da área segue bastante aquecido.
É importante saber que o curso de engenharia civil além de teórico é bastante prático. Os laboratórios são indispensáveis nesse processo de aprendizagem se você quiser aprender de fato. Por isso, na hora de escolher em qual faculdade você vai estudar, pesquise sobre a estrutura física e os aparatos diferenciais que vão preparar você para o futuro. Quer conhecer um pouco mais da estrutura do curso aqui no Unasp? Clique aqui para ver. [/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/2O4XlExIn6w” align=”right”][vc_text_paragraph]
O engenheiro civil encontra oportunidades de emprego em empresas privadas e órgãos públicos. Pode ainda atuar como autônomo, montar seu próprio negócio ou seguir a carreira acadêmica e ministrar aula para cursos técnicos e faculdades.
Se você tem dúvidas sobre quais áreas um engenheiro civil pode atuar, saiba que o campo da construção civil é um dos setores mais conhecidos e tradicionais, pois abrange a gestão e a realização de obras, o que garante o bom funcionamento e a segurança dos projetos. ?️O objetivo principal dessa especialidade é ajudar a desenvolver o bem-estar das pessoas e a preservar o meio ambiente por meio da criação de edificações e obras.
Outra forma de atuação é de forma generalista. O que é não é recomendado, porque quanto mais especializado você for em um determinado segmento, maiores as chances de posição no mercado.
Você já sabe que os engenheiros civis, após a formação, tornam-se aptos para a atuação nos mais diversos setores estratégicos para o desenvolvimento nacional. Eles desempenham funções que vão do planejamento à execução de obras estruturais, embora também possam ser responsáveis pelo segmento produtivo.
Para ter uma ideia, em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da área de construção aumentou 7,6%. Ao final do segundo trimestre deste ano (2022), o número de trabalhadores da área atingiu o maior patamar desde 2016, chegando a 7,4 milhões de pessoas trabalhando no setor. Nos últimos dois anos, houve um avanço de 30% de profissionais atuando na construção civil.??♀️
Se você pretende seguir carreira na Engenharia Civil, a Unopar é a sua melhor escolha. Isso porque, trata-se de uma organização líder no mercado no segmento de educação com mais de 40 anos. Além disso, inova a cada dia e acompanha os avanços da tecnologia.
O profissional em Engenharia Civil é capaz de projetar, gerenciar e executar obras e construções. Além disso, ele atua na análise de insolação, no melhor aproveitamento da ventilação local e na definição do melhor tipo de solo para as construções.
[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]
Nossos alunos também têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal ideal para encontrar ótimas vagas de emprego e estágio de acordo com o seu perfil. E, o melhor, sem custos.
Mas, afinal, quais são as principais áreas da Engenharia Civil em que você pode atuar e como é o dia a dia desse profissional? Separamos as opções com maior destaque dentro desse segmento, confira!
[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando desse post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]
Sendo assim, essa pode ser um bom campo para engenheiros civis atuarem, especialmente aqueles que têm maior conhecimento sobre estruturas pré-moldadas e demais materiais fundamentais para obras. Até mesmo podem formar parcerias ou atender engenheiros civis que atuam nos canteiros.
+Saiba quais engenharias estão em alta no mercado
Na Anhanguera, os alunos experimentar programas como Fluidsim, CorelDraw e AutoCad ainda na graduação, em laboratórios exclusivos, tendo acesso a uma base tecnológica consistente. Além disso, você aprenderá tudo sobre Engenharia Civil com um corpo docente atualizado e experiente no mercado, sendo formado por mestres e doutores. ?
Agora que você conhece um pouco mais sobre as áreas da Engenharia Civil e sobre como é uma carreira muito valorizada no Brasil, o que acha de fazer com que essa mensagem chegue para mais pessoas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude os seus amigos, familiares e colegas a tomarem uma decisão!
Em meio às áreas dessa graduação, não há dúvidas de que esse está entre os campos mais tradicionais e conhecidos. Ele abrange o gerenciamento e a execução de obras e é voltado para assegurar o funcionamento adequado e, principalmente, a segurança dos projetos desenvolvidos.
A área de terraplenagem tem por foco lidar com projetos topográficos, a fim de preparar terrenos e dar a forma necessária para que sejam feitos empreendimentos no local. Basicamente, envolve a preparação do solo, a fim de torná-lo mais estável e seguro para uma obra.
Gostou de ficar por dentro das áreas da Engenharia Civil e quer dar o primeiro passo rumo ao sucesso? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!