O proletariado surgiu junto com a Revolução Industrial, sendo esta classe composta por um vasto grupo de pessoas que não detinham meios de produção e nem tinham como competir com os grandes industriais, de modo que, para sobreviver, precisavam vender a sua força de trabalho.
A ideia de proletariado como uma classe antagônica à dos capitalistas surgiu no século XIX, quando operários conseguiram pela primeira vez organizar greves de dimensões consideráveis e questionar a situação em que viviam de maneira que, para muitos, suas exigências eram irreconciliáveis com a sociedade capitalista.
A palavra proletariado é mais antiga do que parece. Remete à Roma Antiga, onde designava os cidadãos pobres, sem propriedades, cuja função para o Império Romano era gerar prole para abastecer o exército, ou seja, seu uso era negativo e pejorativo.
Precisavam de muitos trabalhadores e pagavam pouco, a força de trabalho dos proletariados eram exploradas. Os trabalhadores, submetidos a essa revolução,sofreram muito em busca de melhorias de vida que nunca aconteciam, devido ao salário extremamente baixo.
Os burgueses dominaram os meios de produção, assim como os lucros, tornando o proletariado a classe subalterna, que vende sua força de trabalho. ... Os trabalhadores produzem para o lucro dos patrões, os burgueses. Essa relação de controle se configura também pela exploração.
A ditadura do proletariado, na concepção de Marx, não é apenas uma forma de regime (ditatorial) na qual o proletariado exerceria o tipo de hegemonia até então exercido pela burguesia, mas também era visto como uma forma de governo, no qual a classe operária realmente governaria e tomaria para si muitas das tarefas até ...
Os proletários são os homens explorados pela classe burguesa, são a classe operária. ... Para Marx e Engels, era a classe a quem pertencia o futuro, pois nela estava contida a potência para alterar as relações sociais e econômicas de exploração.
“A ditadura do proletariado seria o proletariado tomando o aparelho de estado da burguesia para fazer a revolução, que consistiria em transformar a propriedade privada dos meios de produção em propriedade coletiva dos meios de produção. E aí, acabariam as classes sociais: acaba a burguesia e acaba o proletariado.
Burguesia é compreendida como a classe dominante, dona dos meios de produção, das matérias-primas e detentoras do capital financeiro. Já o proletariado representa a classe trabalhadora, dona apenas da própria força de trabalho. ... Para Marx, a sociedade capitalista é marcada pela tensão entre a burguesia e o proletariado.
O operário trabalha em fábricas e linhas de produção, sabe apenas fazer parte de um produto. Já os burgueses são a classe comerciante, aqueles que vendiam produtos durante o mercantilismo e posteriormente durante a Idade Moderna na Europa.
Os PEQUENOS CAMPONESES aparecem como classe revolucionária na medida em que lutam contra a burguesia que possui os latifúndios, as grandes propriedades do campo. Mas o seu objetivo espontâneo é a distribuição da terra, conservando ainda a forma de pequena propriedade.
Segundo a teoria marxista tradicional, a opressão da 'luta de classes' ocorria pelo fato de que o proletariado era forçado a se submeter à burguesia em razão de esta ser a dona dos meios de produção. ... Consequentemente, a burguesia pertencia à "classe opressora".
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método ...
Há duas classes sociais principais nesse sistema: os capitalistas (ou burgueses) e os proletários (ou trabalhadores). Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários.
Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: República Moldava da Transnístria, República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia do Norte, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.
O Partido Socialista Europeu (PSE) é um partido europeu cujos membros são sociais-democratas socialistas e partidos trabalhistas dos estados-membros da União Europeia bem como da Noruega, Suíça, Moldávia, Turquia, Tunísia, Marrocos, Egito, Israel, Palestina, Geórgia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, Macedónia do ...
Partidos Membros
“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1.
Estados comunistas atuais
A História da União Soviética tem suas raízes na Revolução Russa de 1917. Os bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, surgem como a principal força política na capital do antigo Império Russo, mas teve de lutar numa Guerra Civil longa e sangrenta contra os brancos anticomunistas.
As eleições legislativas ocorrem nos 85 sujeitos da federação da Rússia, que vão de oblasts, repúblicas, territórios autônomos e okrugs autônomos. As eleições para a Duma Estatal da Rússia são realizadas a cada cinco anos, e a disputa é pelas 450 cadeiras do Parlamento.
A Rússia tem uma economia de renda média-alta mista e de transição, com participação estatal em áreas consideradas estratégicas. As reformas de mercado na década de 1990 privatizaram grande parte da indústria e da agricultura, com notáveis exceções nos setores relacionados à energia e à defesa.