A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922); Parnasianismo (1882 a 1922)...São elas:
Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.
Os movimentos literários (ou escolas literárias) representam um conjunto de escritores e obras de determinado período da história. Eles reúnem produções literárias com características e estilos similares.
Na literatura, os Estilos de Época (também chamadas de Escolas Literárias ou Movimentos Literários) representam o conjunto de procedimentos estéticos que caracterizam a produção literária de determinado período histórico.
Basicamente a linha do tempo no que tange a produção literária. Deste modo, todo conteúdo literário desenvolvido ao longo da história do mundo, faz parte dessa historiografia, que, é pesquisada e colocada em prática a partir do trabalho científico.
Estilo individual é a maneira peculiar com que cada escritor manipula a linguagem literária. Refere-se à capacidade de usar técnicas para obter um melhor resultado estético.
Lista de estilos de época da literatura brasileira:
Os movimentos influentes no Brasil e em Portugal podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo/Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);
Os estilos de época nada mais são do que os Movimentos Literários ou Escolas Literárias. Eles também recebem o nome de “Estilos de Época” porque pertencem a um determinado período da história.
A importância dos estilos de época Cada estilo de época é equivalente a uma escola literária, elas são divididas de acordo com as características formais, de seleção de conteúdos evidentes nas obras dos escritores e dos poetas que viveram em um mesmo período da história.
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.
O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu. O Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII. ... Os escritores árcades são conhecidos por oporem-se ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
Barroco foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se difundiu para a América Latina. ... O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. ... Na Europa, o barroco surgiu no final do século XVI e perdurou até o século XVIII.
O clima era de austeridade e repressão. Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento artístico chamado Barroco, numa arte eclesiástica que desejava propagar a fé católica. Em nenhuma época se produziu um número tão grande de igrejas e capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais.
A Bahia foi palco das primeiras manifestações do estilo barroco no Brasil, principalmente pelo fato de ser o centro econômico, político, cultural e comercial do país naquela época. Vale lembrar que o Brasil ainda era colônia de Portugal nesse período, e Salvador era a capital.
Dualismo: Uma das principais características é o dualismo. O barroco é marcado por um conflito interior do homem entre diversos assuntos: fé e razão, corpo e alma, vida e morte, entre outras questões existenciais e religiosas.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.
O cultismo significa “jogo de palavras”. Também é chamado de Gongorismo, pois foi inspirado nos textos do poeta espanhol Luis de Góngora (1561-1627). ... Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual.
O barroco era caracterizado pelo dramatismo e exagero. O barroco era uma arte espetacular. Ela atrai os fiéis para as igrejas e os deixarem impressionados. Por isso foi chamada de arte contra-reforma.
Ao contrário do sonho humanista, que lançou os europeus às Grandes Navegações e ao ideal de proporção e equilíbrio nas artes, a escola barroca foi tomada por um pessimismo rancoroso e desconfiado, de fundo religioso, que valorizava o exagero e a expressão metafórica.
Além desse contraste entre o claro e o escuro, a pintura barroca também dava ênfase ao movimento, à impressão de uma cena em ato; bem ao contrário da pintura renascentista, que traçava um plano fixo, estático. ... Contudo, os artistas do período barroco não se restringiam aos temas da tradição católica.
São elas:
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.