Quais So As Principais Caractersticas Do Tecido Sseo?

Quais so as principais caractersticas do tecido sseo

A formação óssea em um embrião em desenvolvimento começa no mesênquima e ocorre através de um de dois processos: ossificação endocondral ou ossificação intramembranosa. A ossificação intramembranosa é caracterizada pela formação de tecido ósseo diretamente a partir do mesênquima.

A estrutura do tecido ósseo e sua disposição podem ser classificadas dentro dos seguintes grupos: tecido ósseo trabecular (esponjoso) e compacto. Por uma perspectiva histológica, o osso esponjoso é constituído por finas traves de osso que se unem, conhecidas como trabéculas, as quais envolvem a medula óssea e os vasos sanguíneos. Isso compõe a porção interna do osso, que é macia e preenchida por medula óssea.

Endósteo

Ocorre quando as glândulas paratireoides secretam muitos hormônios para estabelecer a homeostase do cálcio. Isso deflagra vários mecanismos, entre os quais:

A formação do tecido ósseo pode ocorrer através de dois diferentes processos biológicos: a ossificação intramembranosa, que acontece dentro de uma membrana conjuntiva, ou a ossificação endocondral, através da qual uma base de cartilagem hialina serve como molde para a formação do tecido ósseo.

A ossificação da cartilagem ocorre com o preenchimento dos espaços entre as células com fibras colágenas e substâncias minerais, como sais de cálcio. As células que produzem ativamente as substâncias de preenchimento dos ossos são os osteoblastos.

Características do tecido ósseo

<strong>Características do tecido ósseo</strong>

O reparo da fratura envolve a remodelação da estrutura óssea e requer a digestão de uma porção, que é feita pelos osteoclastos, além da regeneração do tecido ósseo, que é feita pelos osteoblastos.

Existem diversas lesões neoplásicas ósseas importantes que todo estudante deveria conhecer. Devemos recordar que aquelas neoplasias classificadas como tumores agressivos benignos são propensas a sofrer uma transformação maligna:

Tipos de tecido ósseo

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo mineralizado composto por quatro tipos de células: osteoblastos, células de revestimento ósseo, osteócitos e osteoclastos. Os ossos desempenham funções importantes no corpo, como locomoção, suporte e proteção dos tecidos moles, armazenamento de cálcio e fosfato e absorção da medula óssea.

Durante o processo de ossificação ou recuperação óssea, o primeiro tipo de tecido a surgir é sempre do tipo primário. Trata-se de um tecido com maior quantidade de fibras colágenas desorganizadas e menor quantidade de minerais. Além disso, ele possui uma maior proporção de osteócitos em relação aos demais tipos celulares, se comparado com o tecido ósseo secundário.

O tecido ósseo compacto ou osso compacto é diferente do osso trabecular em vários aspectos. As unidades funcionais do osso compacto são os sistemas de Havers ou ósteons, que contêm um canal central (o canal de Havers) que, como seu nome indica, está localizado no centro e é encapsulado por lâminas concêntricas. Podemos observar osteócitos nas lacunas entre os ósteons. Os ósteons, diferentemente das trabéculas, são densamente agrupados, fazendo do osso compacto uma estrutura muito mais dura e pesada do que o osso trabecular. Os canais centrais dos ósteons facilitam a passagem dos vasos sanguíneos que irrigam o osso em desenvolvimento.El tejido óseo compacto o hueso compacto es diferente al hueso trabecular en varios aspectos. 

Quais são os principais componentes do tecido ósseo?

Quais são os principais componentes do tecido ósseo?

A osteomielite é uma doença óssea infecciosa que provoca uma resposta inflamatória. Ela pode ser produzida por uma agressão local (por exemplo, uma infecção pós-traumática de uma fratura aberta) ou pode ser causada por uma propagação hematogênica de uma infecção sistêmica. Pacientes imunodeprimidos (diabéticos, imunossupressão iatrogênica, HIV, entre outros) com fraturas ou infecções sistêmicas estão sob maior risco de desenvolver osteomielite.

A ossificação endocondral forma, principalmente, ossos curtos e longos em duas etapas - que são: modificações da cartilagem hialina que termina com a morte dos condrócitos e invasão de células osteogênicas e diferenciação das mesmas em osteoblastos nas cavidades anteriormente ocupadas pelos condrócitos para deposição ...

Os osteoblastos são derivados mesenquimais das células osteoprogenitoras. As células osteoprogenitoras são estimuladas pelas proteínas morfogenéticas ósseas logo antes do início do processo de formação do osso. Ao contrário dos osteoclastos, os osteoblastos são células mononucleares, cúbicas e basófilas, que se encontram na superfície do osso em desenvolvimento durante seu crescimento e remodelação. Os osteoblastos secretam a matriz óssea e facilitam a mineralização óssea.

Últimos artigos

Existem fatores importantes que influenciam diretamente no crescimento dos ossos, tais como: fator genético, fatores nutricionais, fator físico e fatores hormonais. No fator genético, é o código genético – DNA- que determina qual será a altura máxima de cada indivíduo.

O processo de ossificação intramembranosa se dá no interior de uma membrana de tecido conjuntivo, em um local conhecido como centro de ossificação primária. Ele se inicia com a diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos, que sintetizam uma matriz não mineralizada chamada de osteoide. Quando o osteoide sofre mineralização ele envolve o grupo de osteoblastos que o formou, e induz a sua diferenciação em osteócitos. Numerosos centros de ossificação se desenvolvem e acabam por substituir a membrana conjuntiva, dando origem ao tecido ósseo. Esse processo é observado nos ossos frontal, parietal e em partes dos ossos occipital, temporal e da maxila.

Tipos de ossificação

Apesar de a formação dos ossos se iniciar durante as primeiras semanas de vida intra-uterina, esta leva muito tempo até ficar concluída, visto que apenas se obtém a constituição definitiva de todos os ossos do esqueleto no final da adolescência.

A ossificação endocondral inicia-se sobre uma peça de cartilagem hialina do esqueleto que irá formar tecido ósseo. Esse tipo de ossificação é o responsável básico pela constituição dos ossos curtos e longos. ... Assim o disco fica entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise.

Processo de ossificação

Entre 15 e 20 semanas de gravidez, o sistema ósseo começa a se formar; por volta do sétimo mês, sua constituição já está completa. Nesse momento, o bebê tem um sistema ósseo completo, macio e flexível que permite ao pequeno se manter confortável dentro do útero até o nascimento.

Existem várias estruturas microtubulares que facilitam o transporte dos lisossomos até o complexo de Golgi e à membrana rugosa ou borda em escova da porção mais profunda do osteoclasto. A membrana rugosa ou borda em escova é onde ocorre a atividade dos osteoclastos. Aqui, os íons hidrogênios são liberados juntamente com a colagenase (enzima não lisossômica) e a catepsina K (enzima lisossômica) que provocam a decomposição do osso. Essas células são ativadas por sinais dos osteoblastos (explicados mais à frente), pelo calcitriol e pelo hormônio paratireóideo. Por outro lado, são inibidas pela calcitonina secretada pelas células C da tireoide.

Ao contrário do que ocorre na ossificação intramembranosa, a calcificação endocondral ocorre sobre um molde de cartilagem hialina. Esse molde possui forma semelhante ao osso que ocupará aquela posição, entretanto com menores dimensões. A primeira etapa da ossificação endocondral é caracterizada por modificações no tecido cartilaginoso, com hipertrofia dos condrócitos, redução da quantidade de matriz cartilaginosa, que em seguida sofre mineralização, com morte dos condrócitos, gerando cavidades nos lugares onde eles estavam situados. Na segunda etapa essas cavidades são ocupadas por capilares sanguíneos e células osteogênicas (precursores de osteoblastos) originadas do tecido conjuntivo adjacente. Os osteoblastos então formam matriz óssea sobre a matriz cartilaginosa calcificada. A ossificação endocondral é o principal mecanismo de formação dos ossos curtos e longos, ainda que a ossificação intramembranosa contribua com esse processo.

Quer acessar este teste?

Completamente envolvidos pela matriz óssea, os osteócitos se mantêm vivos graças a capilares sanguíneos que continuam a levar nutrientes e oxigênio até eles.

As trabéculas são menos densas, contribuindo para que os ossos sejam mais leves, diferentemente do tecido ósseo compacto, muito mais pesado. A comunicação entre as cavidades adjacentes é feita através de canalículos. Apesar da rede trabecular fazer com que os ossos sejam mais leves e aumentar o espaço disponível para alojar medula óssea, a disposição da rede trabecular também proporciona reforço ao osso, fazendo-o mais forte e resistente. 

É aqui que um terceiro tipo de célula entra em ação, o osteoclasto. É uma célula muito ativa que atua produzindo substâncias capazes de digerir a matriz orgânica e dissolver cristais de sais de cálcio.

O que é tecido ósseo?

O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células, e material extracelular calcificado, a matriz óssea. A matriz apresenta 50% de parte orgânica e 50% de material mineral.

Quais são as características do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. ... Esse tecido apresenta ausência de vasos sangüineos, ausência de vasos linfáticos e ausência de nervos.

Qual a diferença entre osso compacto e osso esponjoso?

O osso compacto apresenta apenas massa sólida, já o osso esponjoso possui estruturas como feixes, denominadas espiculas e trabéculas. Nos ossos longos, as extremidades ou epífises são formadas por osso esponjoso revestido por uma delgada camada superficial de osso compacto.

Por que o osso é considerado um tecido conjuntivo?

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo especializado que, como os demais conjuntivos, tem células e matriz extracelular, porém diferencia-se dos demais por ter a matriz óssea mineralizada por cálcio, o que torna este tecido extremamente duro.

Quais são os principais componentes e as características do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresenta células distribuídas na matriz cartilaginosa. Essa matriz é rica em glicoproteínas e contém fibras elásticas e colágenas. ... Como já dito, o tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos e, portanto, não recebe nutrientes por essa via.

O que acontece quando colocamos um osso no fogo?

O osso de galinha foi deixado de molho em vinagre e,depois de alguns dias ficou mole e flexível. ... Isso aconteceu porque o ácido acético,substância presente no vinagre,removeu parte do material intercelular do osso.