Quais So As Tradiçes Do Judasmo?

Quais so as tradiçes do judasmo

O judaísmo como religião foi fundado no oriente médio por Moisés acerca de 3.500 anos visto como uma das religiões mais antigas da humanidade, mas também pode ser entendido como um modo de vida, a questão, é que isso não importa, o segmento conta com cerca de 14 milhões de seguidores por todo mundo sendo que a maior parte está reunida nos estados unidos e Israel.

TRADIÇÕES

Para o Judaísmo Ortodoxo existe apenas um Deus, considerado eterno, sem corpo e indivisível, ao qual seguem fielmente as leis estipuladas que constam nos textos sagrados da Torá e do Talmude.

Neste chamado, se Abraão cumprisse sua promessa, Deus tornaria toda a sua descendência a grande nação na terra prometida. De acordo com as tradições judaicas, esta foi a primeira aliança feita entre Deus e o povo judeu.

E por esse fato, os judeus precisam se dedicar a ele e amar uns aos outros, os seguidores do judaísmo acreditam que em troca Deus prometeu aos Judeus ou povo de Israel uma grande nação.

Judaísmo no Brasil

Judaísmo no Brasil

Brit Milá: é o ritual de iniciação para os meninos no judaísmo. Nele o menino com oito dias de vida passa pela circuncisão (remoção do prepúcio). Participam do ritual toda a família. Um sandek é escolhido para segurar a criança, ele se torna uma espécie de padrinho dessa criança. Geralmente um avô, ancião ou rabino é escolhido para sandek, ele dever ser sempre um judeu. A pessoa que faz a circuncisão é chamada de mohel. Após a circuncisão ocorre um banquete festivo.

No contexto de rituais, podemos citar a circuncisão (Brit milá) dos meninos aos 8 dias de vida e o “b’nai mitzvá”  que representa a iniciação da vida adulta dos meninos a partir dos 13 anos de idade e para as meninas aos 12 anos, a partir desse ritual ambos oficialmente são considerados filhos e filhas dos mandamentos.

As práticas religiosas do Judaísmo e Cristianismo apresentam diversas semelhanças, como a crença no mesmo Deus. Mas a grande diferença reside na crença em Jesus Cristo, o que também vai variar conforme a corrente judaica.

O que é o judaísmo?

A estrela de Davi também era utilizada pelo rei Davi em seu escudo durante as batalhas. Por isso, também simboliza para os judeus a realeza e a presença de Deus nas antigas guerras bíblicas vencidas pelo povo judeu.

Com a Proclamação da República brasileira, a separação do Estado e da Igreja e a liberdade religiosa, mais imigrantes se estabeleceram no país, principalmente na região do Rio Grande do Sul e grandes centros urbanos como São Paulo.

O shabat, ou sabá, conhecido como o dia de sábado, é o dia de descanso judeu. É um período de gratidão e contemplação em que não se deve trabalhar, iniciando no por do sol de sexta-feira e acaba no anoitecer de sábado.

Unhas decoradas na cor nude: veja ideias e inspirações


Unhas decoradas na cor nude: veja ideias e inspirações

Em linhas, o Judaísmo é visto muito mais como uma civilização do que uma religião propriamente dita, pois dentro do Judaísmo existe toda uma filosofia de vida própria contida em códigos de leis, práticas e um sistema ético.

Nevi’im: chamado também de Profetas, é dividido em duas partes, Antigos Profetas e Últimos Profetas. O Nevi’im discorre sobre a vida de diversos profetas, como Isaías, Jeremias, Josué, Samuel, entre outros.

Símbolos do judaísmo

O talmude é uma coleção de leis judaicas tradicionais juntamente com a história e comentários sobre elas e reúne muitas tradições orais. Os cultos judaicos são realizados em um templo conhecidos como sinagogas e são comandados por um sacerdote que leva o nome de “Rabino”. No centro do culto nas sinagogas é feita a leitura publica da torá.

O judaísmo não divide com os cristãos a crença no pecado original, ou seja, que todos pagamos pelo pecado cometido por Adão e Eva e que os fez deixar o Jardim do Éden, considerado o paraíso.

Os rituais do judaísmo

Os judeus também dedicam certo período da semana que é chamado de “sabá” e dedicam esses dias como um período de santidade e repouso que se inicia ao nascer do sol de uma sexta feira e vai até o anoitecer do sábado.

Foi então que o profeta Moisés, no século XII a.C., recebeu instruções de Deus para libertá-los e levá-los de volta à terra prometida, em um movimento que ficou conhecido historicamente como Êxodo.

Símbolos do judaísmo

É dito que o seu neto conhecido como Jacó teve 12 filhos e eles deram origem às 12 tribos de Israel que formou o povo judeu, os nomes das tribos são: (Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser Issacar, Zebulon, Benjamim e José Manassés)

A volta a Canaã fez do povo judeu uma nação poderosa no Oriente Médio durante o reinado de seus primeiros reis: Saul, Davi e Salomão. Mas outras forças no Oriente, como os Assírios e os Babilônios, ganharam mais poder e acabaram ocupando o território, o que dá início à Diáspora, que foi a dispersão do povo judeu para diversas outras nações.

E o casamento e o luto que são dois momentos de suma importância para a religião judaica conhecida como o momento “Shiv’á”

Quais as curiosidades do judaísmo?

Curiosidades
  • O maior pecado no judaísmo é a idolatria.
  • O conhecimento místico do judaísmo é reunido na "Cabala".
  • O judaísmo considera “judeu” todos que nasceram de mãe judia, além dos que foram convertidos.
  • Os chapéus utilizados nas sinagogas é chamado de “Kipá” e representa o respeito a Deus.

Quais eram os costumes do povo hebreu?

Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único deus é Javé, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas. O judaísmo é baseado nos Dez Mandamentos supostamente revelados a Moisés no monte Sinai.

Quais são os principais ensinamentos do judaísmo?

O judaísmo acredita em um Deus único, onipotente e onisciente, que criou o mundo e os homens. Esse Deus fez um pacto com os hebreus, tornando-os o seu povo escolhido, e prometeu-lhes uma terra. O judaísmo possui fortes características étnicas, nas quais nação e religião se mesclam.

Como é o nome do Deus dos judeus?

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Como os judeus tratam suas esposas?

Numa época que foi caracterizada, entre os não judeus, por um grande cinismo e desrespeito pelas mulheres, o Rabi Eliezer de Mogúncia (m. 1357) insistia: "As esposas devem respeitar os maridos e sempre ser amáveis com eles. De sua parte, os maridos devem honrar as suas esposas mais do que a si próprios.

Qual é a religião monoteísta mais antiga?

A principal fonte do monoteísmo no mundo ocidental moderno é a narrativa da Bíblia Hebraica, a escritura de judaísmo. Abraão é o primeiro dos Patriarcas bíblicos e fundador do monoteísmo dos hebreus. As origens do judaísmo relaciona-se com a história dos reinos de Judá e de Israel da Idade do Ferro, 1000-586 a.C..

Como eram os costumes dos povos árabes?

Costumes da Cultura Árabe Priorizam a amizade, o respeito, a paciência e a privacidade acima de tudo. Também é muito conhecida a tradição árabe para os negócios, nos quais é necessário ter paciência para pechinchar e negociar o valor das mercadorias.

Qual é a cultura de Israel?

A cultura de Israel é fortemente influenciada pela religião judaica. As três línguas oficiais do país são o hebraico, o árabe e o inglês. O russo também é muito falado devido à recente onda de imigração de judeus russos após o colapso da União Soviética em 1990.

O que o judaísmo ensina?

Assim como o cristianismo e o islamismo, o judaísmo ensina que existe apenas um Deus, o criador do mundo. Ele expressou nos Dez Mandamentos e em outras leis o que espera das pessoas. A Torá é o livro sagrado do judaísmo. ... A escritura sagrada do judaísmo é a Bíblia hebraica.

Quais são os ensinamentos do Torá?

A Torá conta desde a história da criação do mundo por Deus, até a chegada do povo judeu em Israel e a morte de Moisés no monte Nobe. É composta por cinco livros e são equivalentes ao pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia cristã.

Porque os judeus não usam o nome de Deus?

Devido ao mandamento de não pronunciar o nome do criador em vão, desenvolveu-se entre os judeus um profundo sentimento de reverência para com esta palavra, de forma que a pronúncia correta tornou-se restrita, somente utilizado em ocasiões de extrema solenidade como no dia do Yom Kippur.

Qual o nome de Deus que os judeus não pronunciam?

YHWH É costume judaico não pronunciar o nome YHWH, costume que nem sempre existia: o uso do nome YHWH era habitual no tempo da Bíblia hebraica (ver por exemplo Livro de Rute 2:4) e a Mishná ainda prescreveu seu uso em juramentos, mas na época do Talmude (Guemará) já estava proibido pronunciar o nome.

Como os judeus fazem amor?

O contato físico entre homens e mulheres - até mesmo um simples apertar de mãos - só é permitido entre marido e esposa ou entre parentes próximos. ... Segundo Ribner, o judaísmo encara o sexo como algo positivo entre marido e mulher, e espera-se que o casal tenha muitos filhos.

O que os judeus podem e não podem fazer?

Os judeus não comem carne de porco, cavalo, camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.

Qual foi a primeira religião monoteísta?

Origem do Monoteísmo Por isso as religiões monoteístas, por vezes, também são chamadas de Abraamicas. No entanto, alguns estudiosos apontam que a primeira religião a adotar o Monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.

Qual é a religião mais antiga do mundo?

Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes".