No envelhecimento ocorre aumento da gordura corporal e a perda da massa magra é progressiva. Diversas funções orgânicas são modificadas com a diminuição da massa magra como função pulmonar, diminuição da imunidade, perda da independência relacionada à perda da força motora.
Entre as alterações fisiológicas do tecido tegumentar que estão presentes no idoso destacam-se maior fragilidade cutânea e menor capacidade da pele de atuar como barreira contra fatores externos; termorregulação deficiente em resposta ao calor, decorrente da diminuição do número de glândulas sudoríparas; pele mais seca ...
Quais são as principais alterações fisiológicas do envelhecimento? Confira
As 4 dimensões:
Senescência é o envelhecimento normal, gradual, progressivo e marcado por alterações da idade. ... Senilidade é o envelhecimento marcado por patologias e aumento do risco de mortalidade. Para o mesmo autor, as mudanças fundamentais relacionadas com a idade devem obedecer quatro condições.
*Beber no mínimo dois litros de água por dia, pois ela hidrata o organismo e facilita a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento da pele. *Limpar a pele duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
Pode-se afirmar que o envelhecimento ocorre quando processos intrínsecos e interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e nossa dieta, causam mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.
Como envelhecer com beleza
O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", diz a dermatologista Daniela Taniguchi.
Com relação a fatores externos, os mais conhecidos por agredirem organismo e acelerarem o processo de envelhecimento são: poluição ambiental, fumo, álcool, exposição exagerado às radiações solares, etc.
Já o quadro de estresse crônico costuma apresentar-se por períodos de insônia, cansaço excessivo, desmotivação, irritabilidade, emotividade e alterações físicas como dores pelo corpo, lesões de pele e perda de cabelo— em mulheres, pode provocar uma desregulação do ciclo menstrual ou até sua suspensão.
Estresse. O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", diz a dermatologista Daniela Taniguchi.