Formas de degradação do solo
Entre os fatores causadores degradação está o declínio da estrutura do solo, compactação, redução da capacidade de infiltração, redução de matéria orgânica e da biomassa e patogênese do solo. A degradação do solo por diferentes processos resume-se pela má utilização da terra e pelos métodos de manejo inviáveis do solo.
1- A degradação do solo é quando ele começa a perder suas características iniciais, como quantidade de sais minerais ou matéria orgânica ou compactação, por conta da ação humana ou natural.
A degradação do solo é a deterioração ou desgaste de suas características químicas, físicas, morfológicas e biológicas, como por exemplo, a perda da quantidade de solo e de seus nutrientes, a distribuição da matéria orgânica, a compactação, a poluição causada por adubos químicos e pesticidas etc.
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Existem técnicas de cultivo que diminuem a erosão do solo. Nas encostas, por exemplo, onde a erosão é maior, as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços, que reduzem a velocidade de escoamento da água.
Um talude guarnecido com hera, sempre verde....
Para grandes áreas podem ser usadas também plantas perenes e arbustos de porte baixo como Lantana, Seemania, Agapanthus e Hemerocallis, privilegiando as mais rústicas e de desenvolvimento mais vigoroso. A escolha de cada espécie dependerá das condições de solo, luminosidade, umidade e desenvolvimento esperado.
Algumas plantas que sugiro são capim limão, gardênias, azaleias, formio, araçá, alpínias, acerola, pitanga e buchinho.