EQST

Quais So As Fases Da Histria Natural Da Doença?

Quais são as fases da história natural da doença?

Há duas fases no desenvolvimento da história natural da doença: pré-pato- # gênico, que acontece antes de o indivíduo adoecer, e o patogênico, quan- do o indivíduo já manifesta os sintomas da doença e deve ser tratado.

Quais são as fases da patologia?

Três mil anos de estudo: a história da patologia

  • Fase Humoral (da Idade Antiga ao final da Idade Média): ...
  • Fase Orgânica (do século XV ao XVI): ...
  • Fase Tecidual (do século XVI ao XVIII): ...
  • Fase Celular (século XIX): ...
  • Fase Ultracelular (século XX):

Qual o conceito que se adequa ao conceito da fase humoral?

De acordo com essa teoria, a condição de saúde dos seres humanos seria mantida pelo equilíbrio entre quatro humores (i.e., fluidos corporais): sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra, procedentes, respectivamente, do coração, sistema respiratório, fígado e baço.

Qual o evento primordial para o adoecimento de uma célula?

Assim, quando temos a manifestação dessa doença por seus sinais e sintomas, ou quando o comprometimento orgânico é sistêmico, essa doença já encontra-se em estado avançado.

O que significa estar doente o que faz com que as pessoas adoeçam?

O que favorece o adoecimento das pessoas? O adoecimento das pessoas pode ocorrer quando o corpo possui poucas defesas do corpo como os anticorpos (glóbulos brancos), ser sedentário(a), estar sem líquidos corporais o suficiente e etc...

Qual o processo de saúde doença?

O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.

E o processo de Eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença?

Patogenia: É o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença. Alterações Morfológicas: As alterações morfológicas, que são as alterações estruturais em células e tecidos, características da doença ou diagnósticos dos processos etiológicos.

O que quer dizer alterações morfológicas?

As alterações morfológicas, que são as alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos. É o que pode ser visualizado macro ou microscopicamente.

Quais são as alterações morfológicas?

3) Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos. Pode ser visualizado macro ou microscopicamente.

O que estuda a fisiopatologia?

A patologia, palavra também de origem grega, onde Pathos = doença e Logos = estudo, tem o objetivo de estudar as alterações morfológicas (estruturais) características da doença, enquanto a fisiopatologia se dedica a compreender o funcionamento alterado do organismo e identificar suas consequências.