O clima tropical de altitude é típico das áreas elevadas da região Sudeste. As temperaturas são mais baixas que as registradas nas áreas típicas de clima tropical. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, as chuvas estão mais concentradas no verão. Esse clima é controlado por massas de ar tropicais e polares.
O Meio-Norte é uma das quatro sub-regiões do Nordeste. ... A vegetação predominante é a Mata dos Cocais, com a ocorrência da Floresta Amazônica, a oeste do Maranhão, e o semiárido, na região da Caatinga, sendo a Mata dos Cocais uma zona de transição. Encontra-se também nessa região a presença de Cerrado.
O clima tropical de altitude predomina nas áreas serranas da Região Sudeste. Por causa da altitude mais elevada, apresentam as temperaturas mais baixas de todo o domínio tropical, com média inferior a 18 ºC. Apresenta ainda amplitude térmica anual entre 7 ºC e 9 ºC, com regime de chuvas semelhante ao do clima tropical.
O clima tropical de altitude atua nas áreas serranas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) – zonas acima dos 800 metros em relação ao nível do mar. Devido a altitude elevada, as temperaturas são as mais baixas entre os climas tropicais.
O nome do clima pode gerar algumas especulações erradas quanto ao termo tropical de altitude, sendo necessário lembrar que quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar e menor a incidência de raios solares. Assim, as temperaturas são menores, sendo que a cada 200 metros, a temperatura chega a cair em 1ºC.