O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.
5 dicas para evitar que seu filho acorde de madrugada
A partir dos 6 meses, com a introdução dos alimentos sólidos, os bebês não precisam mais acordar de madrugada para mamar, mas observar a aceitação destes alimentos e a quantidade que o bebê come é primordial para garantir que ele não acorde durante a madrugada porque está com fome.
O bebê pode ficar no colo na hora de dormir, com você em pé, mas sem ser embalado. Após três ou quatro dias assim, você pode se sentar. Caso ele chore, levante-se um pouco, mas tente não embalar outra vez. Até que, aos poucos, você já pode tentar colocá-lo no berço para ele dormir ali sem ajuda.
Dicas para dormir melhor
Evite tirar sonecas de mais de 20 minutos, especialmente na parte da tarde. Se você acordar à noite e não conseguir voltar a dormir após 20 minutos, não fique deitado em agonia encarando o relógio. Saia da cama e faça algo que o distraia e relaxe, como ler um livro. Volte à cama quando se sentir sonolento.
Há algumas explicações para isso: ansiedade, consumo de álcool ou algumas enfermidades, como refluxo gástrico, apneia do sono e dores crônicas.
Alguns problemas de saúde também podem interromper o sono no meio da noite. Doenças como a apneia do sono, bruxismo, síndrome das pernas inquietas, depressão e transtornos de ansiedade podem provocar alterações e atrapalhar o descanso.
Acordou no meio da noite? Ensinamos aqui como voltar a dormir
Separamos algumas dicas para que você possa melhorar a sua noite de sono.
Insônia. A insônia é o distúrbio do sono mais comum. Pode ser caracterizado pela dificuldade em iniciar ou manter o sono, despertares durante a noite ou despertar cedo. Ela pode surgir de forma isolada ou como consequência de alguma uma doença, como depressão, alterações hormonais ou doenças neurológicas.
"Pode surgir pelos maus hábitos ou como sintoma de várias doenças, entre elas a apnéia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e a depressão", alerta a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono, ligado a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para tirar o sono durante o dia, no trabalho, depois do almoço ou para estudar, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate preto, por exemplo. Porém, a forma mais eficaz de acabar com o sono durante o dia é dormir o suficiente durante a noite.
Noites mal dormidas comprometem a capacidade lógica e cognitiva do indivíduo, assim como geram labilidade emocional, mau humor e diminuição dos reflexos.
Transiente: dura apenas alguns dias e pode chegar até 3 semanas; Crônica: também chamada de longa duração, a insônia crônica é aquela que dura mais de 3 semanas; Intermitente: insônia de curta duração que ocorre de tempos em tempos. Entre esses tempos, há períodos de sono regular.