Na respiração celular (um processo aeróbio que ocorre na presença de oxigênio), há a decomposição de matéria orgânica em dióxido de carbono e água, liberando-se energia. Para cada molécula de glicose oxidada no processo de respiração celular, obtém-se um saldo energético final de cerca de 32 moléculas de ATP.
Para a etapa produtora de ATP e NADPH ocorra, são essenciais radiação luminosa e água. A radiação luminosa atua tanto na fosforilação cíclica quanto na acíclica (fase clara da fotossíntese). ... A água é quebrada por radiação, liberando íons hidrogênios e hidróxidos.
As mitocôndrias e a produção de ATP As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular, ocasião em que ocorre uma grande produção de ATP. Por isso, vale relembrarmos o que é e como funciona essa organela celular antes de estudarmos a respiração celular.
ATP sintase é o nome genérico dado a enzimas que fornecem energia para o funcionamento das células através da síntese de ATP (trifosfato de adenosina) a partir de ADP (adenosina bifostato) e de fosfato inorgânico, utilizando para isso alguma forma de energia.