As principais características do capitalismo comercial são:
O Capitalismo é um sistema econômico que está dividido em três fases: Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII. Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX. Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX.
Resposta: Mercantilismo= Tendência para subordinar tudo ao comércio, ao interesse, ao lucro, ao ganho. Capitalismo= Sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços.
Capitalismo Financeiro Para muitos, essa é a atual fase do capitalismo, marcada pelo protagonismo exercido pela especulação financeira e pela bolsa de valores, que passou a ser uma espécie de “termômetro” sobre a economia de um país.
Capitalismo industrial-quando começou o trabalho mecânico, séc. 18,onde surgiu a criação várias tecnologias como máquina á vapor, trem e carvão mineral.
Suas principais características englobam a expansão e o desenvolvimento das tecnologias de informação (TI); aceleração e aumento dos fluxos de capitais, mercadorias, informações, pessoas; e ainda, a difusão do conhecimento.
Foi ao longo da história que o capitalismo teceu suas principais características. Nesse sentido, é correto afirmar que: a) O capitalismo comercial surgiu no século XX e foi o responsável pela globalização.
O protecionismo alfandegário não combina com o capitalismo financeiro, porque dificulta a passagem de produtos e empresas cobrando altos valores delas para elas estarem em um determinado local.
História Geral. A partir de 1870 surge uma nova forma de Capitalismo, o capitalismo financeiro ou capitalismo monopolista, esse surgimento foi uma das principais mudanças econômicas da História Contemporânea. ... Mas a maior característica do capitalismo financeiro ou monopolista foi a expansão Imperialista.
O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.
Busca pelo máximo lucro e pela acumulação de riquezas O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção – fábricas, comércio, agricultura.
O Capitalismo concorrencial teve como característica a existência em cada setor da economia capitalista (capital-comercial e capital-produtivo) de empresários individuais concorrendo livremente no mercado.