EQST

Quais So As Caractersticas Da Terceira Fase Do Modernismo Brasileiro?

Quais são as características da terceira fase do modernismo brasileiro?

Na literatura, a terceira fase é marcada pelo fim do verso livre, da paródia, da ironia, do poema-piada, entre outros. A poesia desta fase segue um modelo mais formal, com características neoparnasianas ou neo-simbolistas, com versos mais regrados, maior erudição com relação às palavras e uso de temas mais universais.

Qual o poeta que mais se destaca na chamada Geração de 45?

João Cabral

Quem são e o que queriam o grupo Geração 45?

Características da Geração de 45 Houve uma grande busca pela retomada da estética parnasiana, ou ainda da linguagem mais sintética e precisa, seguindo a estética de alguns grandes nomes da segunda fase modernista, como Carlos Drummond de Andrade.

Quais são as características da geração de 30?

Na Geração de 1930, a literatura passou a se voltar mais à realidade social brasileira, e sua prosa dividiu-se em três vertentes. A prosa regionalista inspirou-se no regionalismo nordestino, mostrando problemas sociais decorrentes da crise. ... Já a prosa intimista representava uma inovação do período.

Quais foram os principais representantes da geração de 1930?

A Geração de 1930 é conhecida como o conjunto de representantes literários que fizeram parte da Segunda Geração do Modernismo brasileiro (de 1930 até 1945). ... Dentre os principais nomes da Geração de 1930, podemos destacar: Carlos Drummond de Andrade (na poesia); Vinícius de Moraes (na poesia);

Quais são as características da primeira fase do Modernismo?

Características da 1ª fase do Modernismo

  • Linguagem próxima da oral, do povo;
  • Humor, sátira;
  • Ironias, sarcasmo;
  • Versos livres, sem rima;
  • Críticas à sociedade brasileira;
  • Textos mais próximos do cotidiano;
  • Gírias;
  • Caráter anárquico e destruidor.

Quais são as características mais marcantes nas obras da primeira fase do Modernismo no Brasil?

Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade). Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.