A Escápula articula-se com dois ossos: Úmero e Clavícula.
Morfologicamente, a escápula tem formato triangular e possui duas faces, uma anterior e outra posterior, três bordas e três ângulos. Na região anterior, encontramos uma grande apófise, que é o coraciodes apófise e logo abaixo está a cavidade glenoidal, que junto com o úmero compõem a cavidade glenoumeral.
Músculos que atuam na Escápula
Tem mais depois da publicidade ;) Os membros superiores são formados pela cintura escapular, a qual inclui a clavícula e a escápula, e pelos ossos que formam o braço, o antebraço, o punho e a mão. Braço: é formado por um único osso longo denominado de úmero.
O osso escápula é um osso grande, chato e com formato triangular. Localiza-se na porção postero-superior (costas) do tórax, ligado a clavícula formando a cintura escapular, que permite a união de cada membro superior ao tronco.
A união ocorre entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escápula. A cavidade glenóide é rasa e tem uma superfície articular menor do que a cabeça do úmero. Para aumentar a superfície de contato, ou seja, a profundidade da cavidade existe um lábio glenoidal de fibrocartilagem.
Descrição. The spine of scapula is a prominent plate of bone, which crosses obliquely the medial four-fifths of the dorsal surface of the scapula at its upper part, and separates the supra- from the infraspinatous fossa.
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.
A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.
Entrelace os dedos da mão com as palmas viradas para longe de seu corpo. Estique os braços para frente, e estique-os sobre sua cabeça, sem arquear as costas. Mantenha essa posição enquanto respira profundamente por 20 a 25 segundos. Mude a posição dos pés e repita por 20 a 25 segundos adicionais.
Músculo Elevador da Escápula De modo mais intenso, pode ser feito levantando o cotovelo, colocando a mão no meio das costas, posicionando o queixo em direção ao peito e a orelha em direção ao ombro. Manter a posição por 30 segundos.
examinador deverá palpar a borda medial ou vertebral da escápula até encontrar o ângulo superior. Em seguida, posiciona seu dedo sensitivo dois dedos acima do acidente e pressiona. Com a outra mão, resistirá na altura do ombro à elevação da cintura escapular ou elevação do ombro.
A função deste músculo é de adução, rotação inferior das escápulas e elevação da escapula.