A neuropatia do nervo femoral secundária à técnica de psoas hitch é uma complicação rara, embora deva ser levada em consideração durante o procedimento cirúrgico, bem como no cuidado pós-operatório. A neuropatia do nervo femoral (NF) pode ocorrer como complicação de uma cirurgia abdominopélvica.
a) Bíceps femoral: a porção longa origina-se na faceta mediai da tuberosidade isquiática; a porção curta origina-se no lábio lateral da linha áspera do remur. As duas porções se unem num tendão comum, que se insere no cõndilo lateral da tíbia e na cabeça da fibula.
O músculo bíceps da coxa ou bíceps femoral é um músculo da coxa. Compõe-se de 2 cabeças (ou porções), denominadas curta e longa, com inserção distal comum na cabeça da fíbula e, para alguns autores, também no côndilo lateral (ou externo) da tíbia.
bíceps femoral e m. semitendíneo. É um músculo robusto e triangular situado lateralmente à tíbia.
O músculo semitendíneo ou semitendinoso é um músculo da coxa. É visualizado de forma póstero-superior na região medial da coxa. Se insere na tíbia e forma a "pata de ganso" junto com o músculo sartório e o grácil.
O gastrocnêmio ou gastrocnémio é um músculo que fica na região posterior da perna abaixo dos joelhos e recobre outro músculo chamado sóleo. Todo este conjunto é chamado de tríceps sural, panturrilha ou "músculo de três cabeças da panturrilha", pois compartilham uma inserção comum através do tendão de Aquiles.
- O gastrocnêmio nada mais é do que a panturrilha, que possui três músculos. É chamado triceps sural da perna.
A panturrilha é fundamental para a circulação do sangue e para evitar que o mesmo se acumule nos membros inferiores. Quando as panturrilhas estão com a musculatura fortalecida, conseguem impulsionar o fluxo sanguíneo das pernas de volta ao coração.
Para fazer este exercício deve-se:
Para aliviar a dor na panturrilha, algumas estratégias simples que podem ajudar são:
Morda forte, segure e depois relaxe, abrindo levemente a boca. Finalmente, contraia todo o corpo, segure por alguns segundos e expire lentamente, assegurando que todo o corpo seja liberado da tensão. Repita isso em todo o corpo, tensionando e relaxando todos os músculos por pelo menos 3 vezes.
Como tratar
Entenda como:
O método de agulhamento seco é eficaz porque trata diretamente no desencadeador da dor, liberando a tensão e desfazendo o nódulo. Com isso, o sangue volta a circular normalmente, proporcionando a oxigenação necessária para manter o músculo saudável, dissipando tensões e dores.
O que fazer: Para tratar uma contratura muscular na região do pescoço, é recomendado tomar um banho de água bem quente, aplicar compressas quentes na região dolorida, massagear a região com pomadas anti-inflamatórias, como Cataflam, e fazer alongamentos para a musculatura do pescoço.