a) Observação simples; b) Observação participante; c) Observação sistemática. O pesquisador permanece alheio à comunidade, grupo ou situação que pretende estudar, observando de maneira espontânea os fatos que aí ocorrem.
Como fazer registro de evento
A observação em psicologia tem por objetivo capturar o que não é visível a olho nu, ou seja, o que determina, orienta e o que poderia explicar os comportamentos. Não se pode ficar limitado àquilo que foi visto e à sua descrição.
A observação naturalista é um método descritivo que examina detalhada e cuidadosamente o comportamento dos indivíduos em contexto ecológico, isto é, no seu habitat natural. ... É designada por observação ecológica pelo facto de o indivíduo ser observado no seu contexto de vida, privilegiando o binómio indivíduo-meio.
A pesquisa qualitativa ou naturalística, segundo Bogdan e Biklen (1982), envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes.
A pesquisa-diagnóstico propõe-se levantar e definir problemas, explorar o ambiente. ... Segundo o mesmo autor, a pesquisa-diagnóstico é aquela que tem como intuito levantar e definir problemas, explorando o ambiente organizacional.
Correlacional = é o tipo de pesquisa que procura explorar relações que possam existir entre variáveis, exceto a relação de causa-efeito. O estudo das relações entre variáveis é descritivo porque não há a manipulação de variáveis, sendo a predição o tipo de relação mais frequentemente estabelecida.
https://www.significados.com.br/observacao Observação em Psicologia Tipos de Observação: A Observação Laboratorial é utilizada pelo método experimental. A realização da experiência em condições controladas, num laboratório, leva a que a situação observada seja uma situação artificial, controlada.
· A Observação científica é uma observação sistemática e objetiva. ... o Objetiva por ser direta, específica daquilo que se observa, ou seja, ater-se aos fatos efetivamente observados. Tudo que é visível, audível, palpável, degustável, cheirável, perceptivo aos sentidos.