Na teoria, existe uma estrutura ótima de capital, isso é, uma ponderação adequada entre o capital próprio, o qual provém dos acionistas e da própria gestão, e o capital de terceiros. Nesse nível ótimo, o WACC (custo médio ponderado do capital) será o menor possível.
De forma básica, uma empresa é composta por duas variações de capital: o capital oriundo do investimento dos sócios (o capital social) e o capital oriundo de terceiros (como as dívidas e financiamentos).
A estrutura de Capital pode afetar o valor da empresa, pois, ao projetar a estrutura ótima de Capital a empresa pode tomar uma decisão correta de financiamento projetando um ponto ideal de endividamento que ainda que teórico, pode embasar a decisão de aumento de endividamento da empresa.
O que é custo de capital? Que papel ele desempenha nas decisões de investimento de longo prazo? O custo de capital é a taxa de retorno que uma empresa deve conseguir nos projetos em que investe para manter o valor de mercado de sua ação.
Em um negócio bem planejado, o empreendedor sabe o quanto precisa ter de lucro para que a empresa se pague. E esta taxa de retorno, essencial para manter o valor de mercado do empreendimento, é chamada de custo de capital.
As decisões de investimento envolvem todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, conforme identificadas nos Ativos.
Quais os principais atrativos em um negócio para os fundos de investimento:
O capital empreendedor, também conhecido como capital ou investimento de risco, é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo do seu negócio.
Vantagens da empresa ser de capital aberto