Documentos Anexados
Coletar o sangue em tubo plástico, estéril, hermeticamente fechado, 12X75 mm e com anticoagulante recomendado para a realização do exame. Após a coleta, homogeneizar a amostra.
As glicoproteínas, a transferrina, as transaminases a uréia e a creatinina podem se elevar, assim como a contagem de leucócitos.
As condições pré-analíticas comumente abordadas no laboratório clínico incluem variação cronobiológica, gênero, idade, posição, prática de atividade física, dieta, jejum e uso de drogas para fins terapêuticos ou não.
A realização de exames divide-se, classicamente, em: Fase pré-analítica – começa na coleta de material, seja ela feita pelo paciente (urina, fezes e escarro), seja feita no ambiente laboratorial. Fase analítica – corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita.
Interações com exames laboratoriais A vitamina C pode interferir em exames que medem glicose urinária e sanguínea originando resultados falsos, apesar de ela não ter efeito sobre os níveis da glicose.
Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.
Uma das principais dúvidas relacionadas ao jejum é se o paciente pode ingerir água durante este período. Para exames de sangue, o consumo de água não é contra indicado, desde que seja feito moderadamente. Só em exames mais complexos, como os de urina, o consumo de água não é recomendado.
Para realizar esse exame não é necessário ter uma prescrição médica e nem estar em jejum, no entanto alguns laboratórios podem solicitar que a mulher esteja de jejum de até 4 horas antes de fazer a coleta do sangue.
A mulher precisa estar em jejum de três horas. “Esse exame dever realizado mensalmente durante a gestação”, afirma o ginecologista e obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Não é necessário jejum para realizar o exame BHCG.
Help de Exames - Jejum obrigatório de 8 horas. - Intervalo entre mamadas para lactentes. - Até 5 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC. A sorologia para Toxoplasmose é o método mais utilizado no diagnóstico desta doença.
O diagnóstico da toxoplasmose é geralmente sorológico pelo encontro de IgM, embora outros testes podem ser úteis. O diagnóstico de toxoplasmose congênita durante a gestação é feito por reação em cadeia da polimerase no líquido amniótico. Tomografia é exame fundamental na neurotoxoplasmose de pacientes com Aids.
Permanecer em jejum por 8 – 14 horas. Colher a primeira amostra de sangue em jejum.
Considerou-se IgG reagente quando a concentração foi superior a 3UI/mL e não reagente quando a dosagem de anticorpos foi inferior a 1,6UI/mL. A dosagem de IgM foi considerada reagente para resultados superiores a 0.