As caracterísiticas da filosofia oriental são: - Espiritualidade dentro desta filosofia como forma subjetiva é presente em todas as linhas de pensamento oriental. - A religião e vida são os temas mais abordados. - O estudo não se opõe à ciência.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
A característica que mais nos interessa é a determinada pelo tipo especial de saber. O saber que se manifesta na filosofia oriental tende a ser um saber de salvação. Os outros saberes — culto e técnico — não são esquecidos de modo algum, mas se desenvolvem e prosperam em função daquele outro saber primário.
Isso se refere ao entendimento popular de que a filosofia oriental - especialmente a filosofia chinesa - aborda a existência humana como um todo, enquanto a filosofia ocidental - a começar com os gregos - é apenas focada em certos aspectos da condição humana.
A definição clássica para o "Mundo Ocidental" compreende os países da Europa (por oposição a Ásia, o "mundo oriental"), e os que têm suas raízes históricas e culturais ligadas à Europa. Nesta definição se incluem, além da própria Europa, também a América e a Oceania e, em parte, também a África do Sul.
Resposta. A Filosofia é o berço de todas as ciências. Ela é importante tanto para a cultura ocidental quanto oriental. Sem a filosofia jamais poderíamos questionar o mundo ao nosso redor e desenvolver métodos para saber o que é verdade e o que é ilusão.
Estudiosos sugerem que a filosofia oriental oferece um melhor futuro para a humanidade. ... Muitos dos filósofos assinalaram que a visão oriental de homem no cosmos como uma parte integral do universo pode guiar o mundo para um futuro melhor e contra crises ecológicas.
Através da filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos de razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.
Se considerarmos a filosofia em um sentido amplo, a partir do significado da palavra amor à sabedoria, dificilmente poderemos dizer que existe apenas uma filosofia: a filosofia que se origina na Grécia Antiga. Em primeiro lugar está a assim chamada filosofia oriental. ...
Grécia
A primeira metodologia de estudo de filosofia no Brasil foi marcada pela utilização do método da Ratio Studiorum introduzido pelos jesuítas no século XVI. ... Em 1908 surge a primeira faculdade de filosofia do Brasil, a Faculdade de São Bento.
Alguns abandonaram os mitos e religiões que explicavam tudo na época, buscando teorias mais racionais.
Entre os pensadores mais famosos dessa época estão: Zenão de Cítio, Cleantes, Crisipo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. O período helenístico se destacou pela exaltação da cultura grega por todo o território conquistado pelos macedônios. Isso porque Alexandre, o Grande, era um grande admirador do estilo.
O primeiro filosofo da história foi Tales de Mileto, no início do século VI a.C., mas foi o Pitágoras quem criou o termo filosofia. Desde então, a filosofia é a atividade que se dedica a compreender, identificar e comunicar a realidade através de conceitos lógico-racionais.
Os primeiros filósofos gregos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de um princípio originário de todo o Universo. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente.
Tales foi o primeiro filósofo do Ocidente. Nasceu na cidade de Mileto, aproximadamente no ano 625 a.C. Essa cidade ficava na região da Jônia, localizada na Ásia Menor.
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas.
Começando com Heráclito, a physis, de acordo com sua etimologia de "crescer, tornar-se", é sempre usada no sentido do desenvolvimento "natural", embora o foco possa estar na origem ou no processo, ou no resultado final do processo.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
Resposta. Resposta: Os filósofos pré - socráticos trouxeram como inovação a explicação da origem de todos as coisas por meios de elementos básicos da natureza. Assim sendo, dentre esses elementos básicos da natureza pode - se citar: água,terra,fogo e ar.
Tales diz que o princípio de todas as coisas é a água, sendo talvez levado a formar essa opinião por ter observado que o alimento de todas as coisas é úmido e que o próprio calor é gerado e alimentado pela umidade. Ora, aquilo de que se originam todas as coisas é o princípio delas.
Gmfelicio, as primeiras questões filosóficas foram elaboradas pelos Pré-Socráticos, que também são conhecidos como Filósofos da Natureza. Eles analisavam a physis, ou seja, a matéria, e buscavam a arché do mundo, ou seja, a substancia primordial que origina tudo.
Resposta: Os Sofistas. Explicação: Prova Corrigida e Questão Acertada.
As observações de Tales fizeram-no apostar na água como elemento gerador de tudo. O filósofo observou a natureza por muito tempo, estando atento à constituição dos corpos e à organização do Universo. A água é o elemento a que Tales de Mileto atribuiu a geração de tudo o que existe, o arché.
4 - Qual a diferença básica entre as tendências conservadoras ou tradicionais na educação e as progressistas? ... Sua Resposta Enquanto as tradicionais baseiam a didática e as políticas educacionais nos professores e nos tecnólogos do sistema político, as progressistas se baseiam no aluno e sua subjetividade.
8 - O que significa assumir uma filosofia e postura "vivencial" em sala de aula? ... D) Resposta Correta Significa adotar uma postura tão incisiva e vivencial, que não apenas arranque velhos paradigmas equivocados, como os extremos do mero moralismo e do relativismo moral, pela raiz.
8 - Quais afirmações abaixo apresentam condições "sine qua non" para a prática livre da filosofia: I- Ter cursado um bacharel em Filosofia; II- Dominar toda a história da Filosofia, bem como pensadores que com ela contribuíram; III- Espanto e admiração diante das coisas; IV- Conhecimento de todas as respostas para ...
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.